Moda
Bebidas que tomamos todo dia aumentam o risco de câncer de fígado

Um novo estudo internacional acende um sinal de alerta sobre o consumo diário de bebidas adoçadas – como refrigerantes e sucos industrializados – e o risco elevado de desenvolver câncer de fígado.
Segundo a pesquisa publicada na revista Journal of the American Medical Association (JAMA), mulheres que ingerem uma ou mais porções dessas bebidas por dia têm 85% mais chances de desenvolver a doença em comparação com aquelas que consomem menos de três latas por mês.
Além disso, a taxa de mortalidade por doenças hepáticas crônicas também apresentou aumento expressivo – 68% maior entre as consumidoras frequentes dessas bebidas.
E os refrigerantes diet? Eles também preocupam
Se você pensa que a solução está nas versões diet, é melhor repensar. O estudo mostrou que o consumo diário de bebidas adoçadas artificialmente também representa um risco aumentado: 17% mais chance de câncer de fígado em comparação a quem consome com pouca frequência.
Por outro lado, não foi observada uma diferença significativa na taxa de mortalidade por doenças hepáticas entre consumidoras diárias de bebidas dietéticas e aquelas que consomem esporadicamente.
Estudo acompanhou mais de 160 mil mulheres por duas décadas
A pesquisa foi conduzida por cientistas do Hospital Brigham da Mulher, em Harvard, e analisou dados de 161.808 mulheres, com idades entre 50 e 79 anos. Destas, cerca de 99 mil participaram da avaliação de bebidas com açúcar, enquanto outras 65 mil foram analisadas quanto ao consumo de versões adoçadas artificialmente.
Durante os 20 anos de acompanhamento, a taxa de incidência de câncer de fígado entre as grandes consumidoras de bebidas adoçadas foi de 18 casos por 100 mil pessoas ao ano.
Conclusões e cuidados recomendados
O câncer de fígado é considerado um dos tipos mais letais, com menos de 40% de sobrevida em cinco anos. No Brasil, é o 15º câncer mais comum, com variações regionais e entre sexos.
Embora mais pesquisas sejam necessárias, os dados já servem de alerta para mulheres na pós-menopausa, que compõem o grupo analisado. A recomendação dos especialistas é clara: priorizar água, sucos naturais e bebidas com menos aditivos para reduzir os riscos.
Câncer de fígado: atenção aos sintomas comuns
Especialistas alertam para sinais iniciais do câncer de fígado, como fadiga, dor abdominal e perda de peso. A detecção precoce é essencial para o tratamento eficaz. Clique aqui para saber mais.