Música
O filme que o diretor de Extermínio jamais faria hoje em dia, segundo ele mesmo

O diretor britânico Danny Boyle, responsável por títulos como Extermínio (2002) e o recente Extermínio: A Evolução, terceiro longa da franquia, afirmou que não faria um dos grandes sucessos de sua carreira hoje em dia. Em entrevista ao The Guardian, Boyle refletiu sobre as transformações culturais e éticas que tornariam inviável a realização do projeto nos tempos atuais.
“Não conseguiríamos fazer Quem Quer Ser Um Milionário? agora. E é assim que deve ser. É hora de refletir sobre tudo isso. Precisamos olhar para a bagagem cultural que carregamos e a marca que deixamos no mundo”, disse o cineasta.
Hoje, no entanto, Boyle reconhece que sua abordagem, ainda que bem-intencionada, seria vista sob um prisma diferente. Questionado se o projeto poderia ser interpretado como um exemplo de colonialismo cinematográfico, ele respondeu com sinceridade desconfortável: “Não, não… Bom, só no sentido em que tudo é. Na época, parecia algo radical. Levamos apenas algumas pessoas da equipe para Mumbai, trabalhamos com uma grande equipe indiana e tentamos fazer o filme dentro da cultura local. Mas, no fim das contas, ainda éramos estrangeiros. É um método falho.”
Para o diretor, o contexto mudou. “Esse tipo de apropriação cultural pode ser aceito em certos momentos. Em outros, não. Tenho orgulho do filme, mas hoje não cogitaria fazer algo assim. Nem conseguiríamos financiamento. Mesmo que eu estivesse envolvido, procuraria um jovem cineasta indiano para dirigir.”
As declarações de Boyle ganham relevância em meio a rumores sobre uma possível continuação ou adaptação televisiva de Quem Quer Ser um Milionário?, que estaria sendo desenvolvida pela produtora Bridge7, de Swati Shetty (ex-Netflix) e Grant Kessman (ex-CAA). Diante do tom de autocrítica do diretor, sua participação nesses novos projetos parece improvável.
Lançado em 2008, Quem Quer Ser um Milionário? narra a história de Jamal (Dev Patel, Fúria Primitiva), um jovem de origem humilde na periferia de Mumbai, que encontra no popular programa de perguntas e respostas uma inesperada chance de mudar sua vida. A produção, baseada no romance Q&A de Vikas Swarup e roteirizada por Simon Beaufoy, conquistou oito Oscars em 2009, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, e se tornou um fenômeno global pela sua mistura de drama social, romance e fábula contemporânea.
Fonte: The Guardian
LEIA TAMBÉM:Onde assistir aos filmes de Extermínio, da franquia com Cillian Murphy?
Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!
- Baby
- Babygirl
- MMA – Meu Melhor Amigo
- Anora
- Conclave
- Acompanhante Perfeita
- Capitão América: Admirável Mundo Novo
- Flow
- O Brutalista
- Um Completo Desconhecido
- Mickey 17
- Vitória
- O Melhor Amigo
- Maré Alta
- Branca de Neve
- Oeste Outra Vez
- Um Filme Minecraft
- Presença
- G20
- Pecadores