Moda
‘Comecei a ter muito medo’

Durante participação no programa “Papo de Segunda”, do GNT, o ator e humorista Eduardo Sterblitch, de 38 anos, falou abertamente sobre o início de sua luta contra a depressão.
Atualmente, o ator integra o elenco de “Garota do Momento“, telenovela da Globo. Na produção, ele interpreta um apresentador de TV.
Sintomas que o ator teve
Segundo ele, o momento de maior alerta foi quando passou a pensar com frequência sobre a própria morte.
“Foi quando eu comecei pensar muito no assunto morte. Quando comecei a achar muito perigoso o fato de eu estar pensando em morte, na minha morte”, contou.
O artista revelou que esses sentimentos provocaram um medo intenso, principalmente porque vinham acompanhados do consumo de álcool, o que, segundo ele, intensificava ainda mais as emoções.
“Era muito mais como se eu estivesse visualizando uma vida no futuro sem mim. Aí eu comecei a ficar com muito medo. […] Eu dramatizava isso de uma forma mais perigosa”, relatou.
Busca por ajuda e desafios no atendimento
Sterblitch contou que, ao buscar tratamento, enfrentou dificuldades logo no início. A primeira experiência com um profissional da área da saúde mental não foi positiva.
“[Ele] foi bem cruel comigo, me atrapalhou bastante, mas graças a Deus fui inteligente e usei a crueldade dele e o jeito que ele queria me atravessar como guerra”, afirmou.
Mesmo com os obstáculos, ele destacou que não é possível enfrentar a depressão sozinho. O apoio de médicos e de pessoas de confiança é, segundo ele, fundamental.
“A gente não sabe exatamente nesses momentos como comunicar. Porque são só sentimentos muito potentes que não têm a ver com palavras. Dá muita vergonha. Dá muita depressão. Mas se aproxima de quem você tem certeza de que você ama.”