Connect with us

Celebridade

Médico explica tumor de Bira Presidente e faz recomendação

Published

on

Médico explica tumor de Bira Presidente e faz recomendação

Bira Presidente, sambista da Cacique de Ramos, morreu das complicações de um tumor; em conversa com à CARAS, o Dr. Wesley Pereira explica a doença

O sambista e fundador da Fundo de Quintal, além de ser fundador da tradicional Cacique de Ramos, Bira Presidente, morreu na madrugada de segunda (16) aos 88 anos em decorrência de um tumor na próstata e complicações do Alzheimer. Em entrevista à CARAS, o Dr.Wesley Pereira Andrade, oncologista, explicou a doença e falou sobre a prevenção. 

O especialista comentou que a doença pode ficar sem sintomas por muitos anos e detalhou: “O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum entre os homens (excetuando-se os cânceres de pele não melanoma). É geralmente de crescimento lento e pode permanecer assintomático por anos.”

Além disto, o médico conta sobre os fatores de risco que propiciam o desenvolvimento da doença: Histórico do tumor na família; idade avançada; dieta rica em gorduras animais e pobre em vegetais. Ele também pontua que a doença tem mais ascendência em homens negros.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Como no início a doença pode ser assintomática, o médico recomenda o exame de PSA, que indica o primeiro sinal de alteração, sendo ele o exame de sangue que mede níveis de proteína produzida pela próstata. O diagnóstico é realizado pelo toque retal. Outros metódos que ajudam nele são o próprio exame e uma biópsia prostática, que confirma o resultado. O médico também fala dos sinais do tumor na fase mais avançada:

  • Dificuldades para urinar;
  • Sangue na urina ou no sêmen;
  • Dor nos ossos, podendo ser um caso de metástase em fases mais tardias;
  • Jato urinário fraco.

Qual é a letadlidade do câncer de próstata?

O oncologista explica: “A morte por câncer de próstata geralmente está associada às complicações do estágio avançado da doença”. Wesley cita quais são os principais motivos: Disseminação Metástica, principalmente nos ossos, causando fortes dores, fraturas patológicas, compressão modular e imobilidade; Metástases viscerais (fígado, pulmões, etc) quando ocorrem, significam um quadro gravíssimo. 

Pode ocorrer uma resistência a terapia hormonal e deixar a doença mais forte: “O câncer pode evoluir para um estágio resistente à castração , no qual continua a crescer mesmo com níveis baixos de testosterona. Nessa fase, a doença é mais agressiva e menos responsiva a tratamentos”, explica o especialista.

Outros fatores envolvem falência múltipla nos órgãos; complicações no corpo, como infecções ou sepses; complicações mais severas, como anemias; tromboses ou embolias podem ocorrer devido ao tempo de inflamação ou estado inflamatório do câncer. Na fase final, pode ocorrer caquexia, fraqueza extrema, desnutrição e desidratação.

Leia também: Atriz global morreu aos 60 anos vítima de câncer na vesícula

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DOS FAMOSOS ACOMPANHANDO À CONTIGO! NAS REDES SOCIAIS:

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade