Connect with us

Moda

Saiba como o RG digital pode mudar a vida de cães e gatos

Published

on

Saiba como o RG digital pode mudar a vida de cães e gatos


Mais do que um simples documento de identificação, o RG digital é uma ferramenta estratégica – Depositphotos/wujekspeed
Mais do que um simples documento de identificação, o RG digital é uma ferramenta estratégica – Depositphotos/wujekspeed – Depositphotos/wujekspeed

O Brasil avança na proteção de seus amigos de quatro patas com o lançamento do RG Digital para cães e gatos, uma iniciativa que promete revolucionar o bem-estar animal no país.

Criado sob a alçada do ProPatinhasPrograma Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, o novo sistema, gerido pelo SinPatinhas, já conta com mais de 620 mil animais cadastrados desde seu lançamento em abril.

Mais do que um simples documento de identificação, o RG digital é uma ferramenta estratégica. Ele centraliza informações cruciais para o combate ao abandono e aos maus-tratos, permitindo que autoridades tenham um panorama mais claro da população animal.

Esse banco de dados robusto também será fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas voltadas ao bem-estar animal, como programas de castração, campanhas de vacinação e a disseminação da microchipagem.

Facilidade no cadastro e segurança reforçada

O processo de cadastramento é gratuito e acessível a tutores, ONGs e municípios, podendo ser realizado de forma online e voluntária pela maioria. Para entidades e prefeituras que utilizam recursos federais, a inscrição é obrigatória.

O documento digital conta com um QR Code que pode ser anexado à coleira do pet. Em caso de perda, qualquer pessoa com um smartphone pode escanear o código e acessar as informações do tutor, facilitando o reencontro e garantindo um retorno seguro para casa.

Censo animal

Para realizar o cadastro, basta acessar o site sinpatinhas.mma.gov.br, fazer login com a conta Gov.br e preencher os dados do animal, incluindo uma foto 3×4 e informações sobre a existência de microchip. Em poucos minutos, o RG é gerado, integrando o animal ao Cadastro Nacional de Animais Domésticos.

RG digital representa um passo gigante para a responsabilização dos tutores e para a identificação rápida de animais perdidos, combatendo de frente o abandono criminoso – iStock/Oleg Elkov
RG digital representa um passo gigante para a responsabilização dos tutores e para a identificação rápida de animais perdidos, combatendo de frente o abandono criminoso – iStock/Oleg Elkov – Oleg Elkov / iStock

Com uma população estimada em mais de 62 milhões de cães e 30,8 milhões de gatos no Brasil, onde cerca de 35% vivem nas ruas ou em abrigos, a iniciativa do RG digital representa um passo gigante para a responsabilização dos tutores e para a identificação rápida de animais perdidos, combatendo de frente o abandono criminoso.

Com a identidade digital, o Brasil não apenas oferece uma camada extra de segurança aos pets, mas também constrói um futuro mais ético e protetivo para a sua vasta população animal. 


Estudo diz que animais de estimação podem ser tão bons para saúde mental quanto um parceiro

Um novo estudo revela que ter animais de estimação, como cães e gatos, oferecem benefícios emocionais profundos, comparáveis aos ganhos de marcos de vida como casar-se ou estar em contato frequente com familiares e amigos.

Pesquisadores da Universidade de Kent, no Reino Unido, descobriram que a presença de um cão ou gato em casa está associada a um aumento significativo na satisfação com a vida. 

 



Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade