Connect with us

Celebridade

Médica chama atenção para doença de Palomma Duarte: ‘Anos de sofrimento’

Published

on

Médica chama atenção para doença de Palomma Duarte: ‘Anos de sofrimento’

Palomma Duarte tornou público um diagnóstico. A atriz confessou que procurou atendimento médico quando começou a sentir uma dor ‘insuportável’

No ano de 2022, Palomma Duarte(48) tornou público seu diagnóstico e revelou que convive com a endometriose. À época, por conta das fortes dores, a atriz estava focada em repousar para amenizar os sintomas. Para entender mais sobre o assunto, a CARAS Brasil entrevista a Dra. Ana Paula Fonseca, médica ginecologista. 

Nas redes sociais, Palomma Duarte desabafou sobre sua saúde: Tem dia que é muito difícil lidar com o diagnóstico, tem dia que acordo e choro… meu caso é cirúrgico e apesar do procedimento ser pouco invasivo, a cirurgia me abala de muitas formas”, declarou. A neta de Lima Duarte (95) ainda afirmou que demorou para perceber os sintomas. 

O que diz a especialista?

Segundo a Dra. Ana Paula Fonseca, especialista no tratamento de distúrbios menstruais, miomas, síndrome dos ovários policísticos (SOP), cistos ovarianos e no atendimento de adolescentes e mulheres, a endometriose é uma doença inflamatória crônica que acontece quando o tecido semelhante ao endométrio (que é o revestimento do útero) cresce fora do útero.

“Esse tecido fora do lugar também responde aos hormônios do ciclo menstrual, inflamando, sangrando e causando dor, mas sem conseguir ser eliminado como ocorre na menstruação normal. Com o tempo, isso pode gerar aderências, cistos e até infertilidade”, aponta.

Quais os sintomas?

Os sintomas mais comuns da endometriose incluem:

  • Cólicas menstruais intensas, que muitas vezes pioram com o tempo;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Dor pélvica crônica;
  • Dor para evacuar ou urinar, especialmente no período menstrual;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Fadiga;

“Mas é importante lembrar que os sintomas variam muito: há casos em que a mulher tem uma endometriose extensa e sente pouca dor, e outras em que lesões pequenas causam sintomas intensos”, explica a especialista.

Dados que chamam a atenção

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem registrado um aumento significativo nos atendimentos na atenção primária relacionados ao diagnóstico da endometriose. Em 2022, foram realizados 82.693 atendimentos, número que subiu para 115.765 em 2023.

Os dados preliminares de 2024 já atingem a marca de 145.744 atendimentos. Nesses três anos, o crescimento foi de aproximadamente 76,24%, refletindo uma ampliação da demanda nos serviços de saúde. Diante deste cenário, a Dra. Ana Paula chama a atenção para o diagnóstico precoce. 

“A dor crônica, principalmente quando não é bem controlada, afeta diretamente a rotina da paciente. Muitas mulheres com endometriose enfrentam anos de sofrimento até conseguirem um diagnóstico correto, e isso também gera ansiedade, frustração e, muitas vezes, quadros de depressão. Por isso, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para melhorar a qualidade de vida dessas pacientes”, finaliza a ginecologista.

Leia mais em: Palomma Duarte critica machismo estrutural: ‘Anos-luz de ser encerrado’

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DA ATRIZ PALOMMA DUARTE NAS REDES SOCIAIS:

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade