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Jimmy Page enfrenta novo processo em função de ‘Dazed and Confused’

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Jimmy Page enfrenta novo processo em função de ‘Dazed and Confused’


O cantor e compositor Jake Holmes retomou uma disputa antiga com Jimmy Page, do Led Zeppelin, sobre os créditos de composição de “Dazed and Confused”.

O novo processo de Holmes por violação de direitos autorais alega que ele não recebeu os devidos créditos ou royalties por versões iniciais da música feitas pelos Yardbirds, incluindo uma gravação apresentada no documentário recente Becoming Led Zeppelin. Segundo Holmes, ele enviou notificações extrajudiciais para Page e outros réus no mês passado, mas não obteve resposta, o que o levou a entrar com a ação judicial.

Holmes compôs e gravou “Dazed and Confused” em 1967, e Page teria ouvido a faixa em agosto daquele ano, após o cantor abrir um show para os Yardbirds em Greenwich Village (a música também aparece no álbum de Holmes de 1967 The Above Ground Sound of Jake Holmes). Pouco depois, os Yardbirds criaram sua própria versão da música e passaram a tocar ao vivo — embora nunca tenham gravado uma versão de estúdio, diversas gravações ao vivo datam de 1967 e 1968.

Jake Holmes em 1970
Jake Holmes em 1970 – Foto: Michael Ochs Archives / Getty Images

A música, no entanto, marcou Page, que a retrabalhou com o Led Zeppelin. Embora tenha escrito uma nova letra, a melodia instrumental principal — especialmente o famoso riff descendente — permaneceu bastante parecida com a original de Holmes.

Durante anos, Holmes evitou se manifestar sobre a versão do Zeppelin, tendo inclusive dito certa vez: “Pensei, ‘ah, deixa pra lá, que ele fique com isso’”. Mas, em 2010, entrou com um processo por violação de direitos autorais contra Page, que acabou sendo resolvido fora dos tribunais.

Como parte do acordo, os créditos da versão do Led Zeppelin de “Dazed and Confused” passaram a dizer que ela foi “inspirada em Jake Holmes”. Holmes manteve os direitos autorais sobre sua composição original, mas não está claro se o acordo definiu como as gravações dos Yardbirds deveriam ser creditadas.

Como aponta o novo processo de Holmes, nos últimos três anos, diversos lançamentos de arquivo dos Yardbirds incluíram gravações ao vivo de “Dazed and Confused”. Holmes alega que essas versões foram creditadas incorretamente a Jimmy Page e, por isso, ele não recebeu nenhum royalty.

Além disso, Holmes argumenta que, no documentário Becoming Led Zeppelin, a versão do Led Zeppelin de “Dazed and Confused” aparece corretamente creditada como “escrita por Jimmy Page, inspirada em Jake Holmes”, mas a versão dos Yardbirds é creditada apenas como “escrita por Jimmy Page”.

O processo afirma:

“A performance dos Yardbirds de ‘Dazed and Confused’ no filme é uma performance da composição de Holmes. Os réus cometeram múltiplos atos de infração intencional ao continuarem a usar a composição de Holmes sem autorização, mesmo cientes dos direitos do autor e após a notificação extrajudicial enviada pelo autor.”

Um advogado de Jimmy Page não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da Rolling Stone.

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