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UFPB oferece curso gratuito para empreendedores

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para curso gratuito voltado para empreendedores que estão criando um novo negócio e desejam transformar uma ideia de software inovadora em um produto validado, por meio de um método estruturado e econômico
O curso gratuito é oferecido pelo projeto de extensão Estruture Negócios da UFPB. As inscrições seguem abertas até 7 de maio diretamente pelo Instagram do projeto.
O curso será totalmente à distância, por meio de videoaulas. De acordo com a coordenadora do projeto, Adriana Carla Damasceno, professora do Departamento de Economia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), o curso é ideal para quem deseja aprender a criar um produto funcional com o mínimo de investimento inicial e busca uma abordagem prática e online para aprender sobre MVP e validação de negócios.
MVP é a sigla em inglês para Produto Mínimo Viável e, segundo Adriana, é a versão mais básica de um produto ou serviço. “Essa versão é usada para realizar testes e obtenção de feedback. Com as informações dos feedbacks, conseguimos prever algumas tendências sobre a aceitação do mercado”, explicou.
Esse conceito é interessante para evitar que um produto ou serviço corra o risco de não obter boas respostas do público após ser produzido, ou seja, a partir do MVP o empreendedor pode economizar tempo e recursos financeiros.
Temas abordados no curso gratuito da UFPB
Serão trabalhados na capacitação temas como:
– Metodologia MVP e caminhos de validação;
– Planejamento do escopo mínimo viável;
– Ferramentas práticas para prototipação rápida;
– Técnicas de teste com usuários e análise de feedback;
– Estratégias para iterar e escalar um produto.
As inscrições podem ser realizadas no Instagram do projeto @estruturenegocios. As pessoas inscritas receberão um link de acesso aos conteúdos do curso, que poderá ser concluído de acordo com a disponibilidade de tempo de cada participante.
Haverá emissão de um certificado para aqueles que forem aprovados na avaliação final do curso.