Connect with us

Celebridade

Médica explica diagnóstico que levou Luciano Szafir a ser internado: ‘Condição médica grave’

Published

on

Médica explica diagnóstico que levou Luciano Szafir a ser internado: ‘Condição médica grave’

Luciano Szafir teve complicações da covid-19 e recebeu diagnóstico preocupante em 2021

Luciano Szafir (56) foi internado com covid-19, em julho de 2021, e teve complicações da doença, entre elas, um embolia pulmonar. Na época, o quadro de saúde teve alterações antes dele passar pelo procedimento cirúrgico de emergência para tratar um sangramento abdominal.

Hoje recuperado e com a saúde em dia, o ator leva uma vida com estilo saudável. A recuperação do artista é encarada como um milagre por especialistas nos dias de hoje, visto que ele teve uma série de complicações pelo vírus que se transformou em pandemia global. 

Para falar especificamente sobre a embolia pulmonar, CARAS Brasil entrevista a Dra. Yhasmin Redondo, médica especializada em Medicina do Esporte. Ela revela que a cirurgia é indicada em pacientes com casos considerados graves e raros. 

“A anticoagulação rápida (heparina intravenosa ou anticoagulantes orais), trombólise para casos graves com fluxo sanguíneo instável, anticoagulação de longo prazo (3-6 meses ou mais, dependendo do risco individual) em casos raros e graves, a cirurgia pode ser uma opção são os tratamentos para quem recebe esse diagnóstico”, afirma. 

“[Também conhecido como] Tromboembolismo Pulmonar (TEP), é uma condição médica grave. Ocorre quando há bloqueio de uma ou mais artérias pulmonares. Um coágulo sanguíneo (trombo) causa essa obstrução. Geralmente, esse coágulo se desloca de outra parte do corpo, principalmente das veias profundas das pernas”, diz. 

A especialista ressalta que os sinais da embolia pulmonar são características e não devem passar despercebidos pelo paciente. Ao sentir uma intensidade em como os sintomas evoluem, o ideal é buscar ajuda médica rápida. Veja quando ficar em alerta:

  • Falta de ar súbita (piora progressiva mesmo em repouso)
  • Dor torácica que se intensifica durante a respiração ou tosse
  • Taquicardia inexplicada (frequência cardíaca acima de 100 batimentos por minuto em repouso
  • Desmaios – podem indicar obstrução arterial grave
  • Inchaço e dor assimétricos na panturrilha ou coxa (possível sinal de trombose venosa profunda)  

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade