Connect with us

Moda

1ª fábrica de chocolate artesanal do Brasil fica em Gramado

Published

on

1ª fábrica de chocolate artesanal do Brasil fica em Gramado


Em meio às paisagens encantadoras de Gramado, na Serra Gaúcha, há um aroma que envolve e conduz visitantes até uma das mais tradicionais fábricas de chocolates artesanais do Brasil: a Prawer.

Mais do que uma referência em qualidade e sabor, a marca carrega 50 anos de uma história de pioneirismo, afeto e paixão por transformar cacau em experiências inesquecíveis.

A Prawer, em Gramado (TS), celebra este ano 50 anos
A Prawer, em Gramado (TS), celebra este ano 50 anos – André Rezende Calado

A ideia nasceu em 1974, após uma viagem de Jayme Prawer a Bariloche, na Patagônia argentina. Encantado com as pequenas chocolaterias artesanais da cidade, Jayme voltou ao Brasil determinado a trazer aquela mesma experiência para Gramado. Assim, no ano seguinte, fundava a primeira fábrica de chocolate artesanal do país –um feito visionário em uma época em que o mercado brasileiro era dominado por produtos industrializados.

A Prawer também fabrica outras iguarias com chocolate, como doces
A Prawer também fabrica outras iguarias com chocolate, como doces – André Rezende Calado

Ao caminhar pelos corredores da loja, ainda hoje é possível sentir essa essência. As receitas mantêm o toque artesanal, e cada bombom, barra ou trufa carrega em si uma história.

De acordo com Cássio Castilhos, gerente de marketing da empresa, o segredo para manter essa tradição está em três pilares que sustentam a qualidade dos produtos.

A Prawer produz uma variedade de chocolates artesanais
A Prawer produz uma variedade de chocolates artesanais – André Rezende Calado

“Selecionamos as melhores matérias-primas do mercado, utilizamos processos de produção que respeitam o tempo e a técnica artesanal, e contamos com uma equipe altamente qualificada, composta por mestres chocolatiers e profissionais comprometidos com cada detalhe da experiência que entregamos”, explica.

Variedade de chocolates

Esse cuidado está presente também na variedade de massas de chocolate produzidas pela Prawer, que refletem a sofisticação e a diversidade de sabores da marca.

Interior da loja da Prawer, a primeira fábrica de chocolate artesanal do Brasil
Interior da loja da Prawer, a primeira fábrica de chocolate artesanal do Brasil – André Rezende Calado

O portfólio inclui desde o chocolate branco com 28% de manteiga de cacau até o intenso dark com 73% de cacau, passando por versões como o caramélisé 30%, ao leite 38%, meio amargo 52%, e o chocolate ao leite zero açúcar com 36% de cacau.

Cada uma dessas bases é a alma de criações únicas: o bombom Vanile, por exemplo, combina a delicadeza do chocolate caramélisé com um praliné de nozes e ganache de vanila natural. Já o bombom Noir eleva a intensidade do chocolate dark com um recheio de ganache de 73% cacau, finalizado com uma cobertura crocante de nibs.

Tour pela fábrica da Prawer

Também é possível visitar a fábrica da Prawer em Gramado. No tour guiado, os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto a história da primeira fábrica de chocolate artesanal do Brasil e acompanhar cada etapa da produção –desde o derretimento do cacau até a finalização das delícias que chegam às prateleiras.

 

Com aromas que despertam memórias e um ambiente acolhedor, o passeio encanta adultos e crianças. É possível ver os mestres chocolateiros em ação, aprender curiosidades sobre o universo do chocolate e, claro, se deliciar com degustações irresistíveis.

A visitação ocorre todos os dias, pela manhã (9h30; 10h10 e 10h50) e tarde (14h10,14h50,15h30 e 16h10). Aos finais de semana e feriados não há expediente na fábrica. Ou seja, não haverão pessoas produzindo chocolate, porém a visitação ocorre da mesma maneira.

Os ingressos do tour custam de R$ 39,00 a R$ 49,00. Crianças de 0 a 4 anos não pagam. A fábrica da Prawer fica na na Avenida das Hortênsias, 4100, Carniel. Informações e reservas: .www.prawer.com.br/visite-nossa-fabrica.



Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade