Música
Stevie Nicks anuncia novo álbum com ‘memórias de homens fantásticos’

Durante um discurso de aceitação em uma premiação em Beverly Hills na noite de quinta-feira (17), Stevie Nicks surpreendeu ao revelar que está gravando músicas inéditas.
“Estou fazendo um disco neste momento,” disse a artista. “Chamo de The Ghost Record [‘O Disco Fantasma’], porque ele simplesmente aconteceu nas últimas semanas, por causa, vocês sabem… dos incêndios [na Califórnia].”
A declaração foi feita durante o Pollstar Awards, evento da indústria musical voltado ao setor de shows e turnês. Nicks recebeu o prêmio Hall da Fama, entregue pelo executivo musical Jimmy Iovine.
“Fiquei 92 dias em um hotel,” contou ela. “E, em algum momento, perto do fim desses 92 dias, pensei: ‘Sabe de uma coisa? Sinto como se estivesse na estrada, mas sem nenhum show. Estou só sentada aqui, sozinha, enquanto todo mundo está em casa cuidando da reconstrução e da burocracia. Só eu aqui.’ E então pensei: ‘Você precisa voltar a trabalhar.’ E voltei. Agora tenho sete músicas — histórias reais, autobiográficas, nas quais, pela primeira vez, não estou aliviando nada.”
(Nicks chegou a pronunciar a palavra “autobiographical” sílaba por sílaba — “aut-o-bio-graph-i-cal” — para enfatizar.)
Ela deixou claro que esse novo material será diferente de composições mais abstratas do passado:
“Não são músicas etéreas ou vagas, daquelas que você não sabe bem sobre quem são. São histórias reais, memórias minhas de homens fan-tás-ti-cos.”
(Novamente, ela destacou a palavra “fantásticos” sílaba por sílaba.)
Voltando-se para Jimmy Iovine com um sorriso, completou: “Você é o próximo.”
Uma das faixas, segundo Nicks, é sobre Prince, com quem teve uma amizade próxima. Ela relembrou a noite em que assistiu à estreia de Purple Rain, em 1984.
“Fiquei tão perturbada com a cena em que ele dá um tapa em Apollonia que fui ao banheiro e fiquei lá o resto do filme.”
Mais tarde, na festa pós-estreia, Prince a abordou para perguntar o que achou do filme. Ela contou que viu apenas metade, mas ainda assim lhe deu um presente:
“Um colar de 24 quilates com pequenos corações de ouro.”
“E ele respondeu: ‘Não quero o seu colar.’”
“Depois ele disse — e isso está na música, foi ali que o disco começou — ‘Você sempre me traz um presente; nunca traz você.’”
No palco, Nicks deu de ombros e concluiu:
“Disse a mim mesma: ‘Estou pronta para escrever’. E é isso que estou fazendo agora, para poder voltar à estrada e fazer o que mais amo: ser uma chanteuse em algum lugar por aí… e me divertir.”
O último álbum solo de Stevie Nicks foi 24 Karat Gold: Songs From the Vault, lançado em 2014. Seu último trabalho de estúdio com o Fleetwood Mac foi Say You Will, em 2003. Embora não tenha lançado discos completos em mais de uma década, a cantora apresentou algumas faixas esporádicas, como “The Lighthouse”, que interpretou ao vivo no Saturday Night Live e no Jimmy Kimmel Live! no ano passado — uma canção em que reflete sobre sua reação à decisão da Suprema Corte dos EUA que revogou o direito constitucional ao aborto.
Em 2023, Nicks já havia sinalizado que estava pensando em um novo projeto. Em entrevista à Rolling Stone, chegou a brincar que o álbum poderia se chamar The Vampire’s Wife (embora a esposa de Nick Cave tenha usado o nome antes).
“Tenho muitas ideias de músicas que quero fazer,” disse ela na época. “Há canções que não escrevi, mas que foram compostas por outras pessoas e para as quais quero ligar e dizer: ‘Gostaria de cantar essa música com você. O que acha?’”
“Escrevi uma música chamada ‘The Vampire’s Wife’, que, na minha opinião, é uma das melhores que já fiz. Porque é como ‘Rhiannon’, uma história com personagem.”
Essa matéria é uma tradução da Rolling Stone americana, escrita por Kory Grow e publicada em 18 de abril de 2025. Leia a versão original aqui.