Moda
Dieta vegana contribui para o rejuvenescimento da idade biológica, aponta Stanford

Imagine poder rejuvenescer seu corpo em apenas oito semanas. Parece ficção científica? Pois um estudo realizado em Stanford, nos EUA, publicado na revista BMC Medicine sugere que essa realidade está mais próxima do que pensamos. A chave para essa transformação? Uma alimentação completamente vegana.
Enquanto o número no seu RG representa a idade cronológica, a idade biológica é o reflexo real da saúde do organismo. Os cientistas descobriram que adotar uma dieta livre de produtos de origem animal pode impactar diretamente esse marcador, reduzindo os sinais internos do envelhecimento.
A pesquisa analisou a metilação do DNA, um processo biológico essencial que regula a expressão dos genes e tem um papel fundamental no envelhecimento. Amostras de sangue foram coletadas no início do estudo, na quarta semana e ao término do experimento, permitindo aos cientistas comparar a evolução dos participantes.
Como foi feito o estudo?
Para eliminar a influência da genética, os pesquisadores recrutaram 21 pares de gêmeos idênticos. Um dos gêmeos manteve sua alimentação habitual, incluindo carne, ovos e laticínios, enquanto o outro adotou uma dieta estritamente vegana.
Com idade média de 40 anos, sendo 77% mulheres, os participantes foram monitorados de perto. Os resultados foram impressionantes: os veganos apresentaram uma redução significativa na idade biológica, além de perderem, em média, dois quilos a mais do que seus irmãos onívoros.
Por que a dieta vegana faz diferença?
Os pesquisadores sugerem que a redução calórica inicial e a maior presença de nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios podem ter sido determinantes na melhora dos marcadores epigenéticos.
Embora os resultados sobre os benefícios da dieta vegana sejam promissores, mais pesquisas são necessárias para entender os impactos a longo prazo dessa mudança alimentar. Contudo, fica evidente que a alimentação vegana pode ser uma ferramenta poderosa para quem busca mais vitalidade e longevidade.
Convite para o futuro
Adotar uma dieta vegana, mesmo que temporariamente, pode trazer benefícios surpreendentes para a saúde, indo muito além da aparência e impactando diretamente a qualidade de vida. Mais do que uma escolha alimentar, essa é uma oportunidade de redefinir seu bem-estar e abraçar um futuro mais saudável e sustentável.
Outras dicas de Saúde na Catraca Livre
A ansiedade é como uma tempestade interna que pode trazer consigo tensão, palpitações, suor frio e boca seca. Mas não se preocupe. Diagnosticada em cerca de 9,3% da população, Brasil é o pais com maior número de casos de ansiedade no mundo.
Existem técnicas incríveis, no entanto, que ajudam a acalmar a mente e o corpo, aliviando sintomas agudos ou, melhor ainda, prevenindo que eles apareçam. Por isso, confira: 4 métodos criativos para transformar ansiedade em serenidade.