Connect with us

Entretenimento

Jogos Vorazes | Depois de ‘Amanhecer na Colheita’, veja outras histórias que poderíamos conhecer

Published

on

Jogos Vorazes | Depois de ‘Amanhecer na Colheita’, veja outras histórias que poderíamos conhecer


Há algumas semanas, Suzanne Collins resolveu nos presentear com mais um capítulo da icônica saga distópica ‘Jogos Vorazes’‘Amanhecer na Colheita’.

Ambientado duas décadas e meia antes dos eventos envolvendo Katniss Everdeen e Peeta Mellark, a trama do romance é centrada em Haymitch Abernathy – que se tornaria mentor dos dois personagens supracitadas – e na 50ª edição dos Jogos Vorazes, também conhecida como o Segundo Massacre Quaternário. No romance, vemos como Haymitch foi selecionado como tributo ao longo de outros três “competidores” do Distrito 12 (uma mudança nas regras daquele ano) e conhecemos um pouco mais sobre essa incrível mitologia criada por Collins.

À medida que chegamos ao final dessa nova trama, cuja adaptação para os cinemas estreia em 2026, nos perguntamos que outras histórias a autora poderia trazer à vida em possíveis spin-offs.

Pensando nisso, preparamos uma breve lista elencando cinco outras histórias do mundo de ‘Jogos Vorazes’ que gostaríamos de ver.

Veja abaixo as nossas escolhas:

imagem 2025 04 08 000641739imagem 2025 04 08 000641739

A 1ª edição dos Jogos Vorazes parece ser uma escolha óbvia para Collins explorar – afinal, pouco se sabe sobre ela. Em cada um dos romances, a autora explicou como Panem foi criada e de que forma a Capital instaurou o início dos Jogos como retaliação contra os Distritos (perdedores da Guerra Civil e forçados a “pagar seus pecados” ao mandar dois tributos entre 12 e 17 anos para competirem até a morte). Porém, detalhes sobre a edição de estreia nunca foram explorados a fundo.

Os Jogos em questão foram ambientados em um antigo anfiteatro e duraram meras quatro horas e 46 minutos. Ainda sem o aparato tecnológico que passaríamos a conhecer nas edições subsequentes – cortesia da ascensão de Coriolanus Snow ao poder, como vimos na 10ª edição -, o vitorioso foi Cassius Heath, um tributo de 16 anos do Distrito 2. Funcionando como um Coliseu, o público da Capital pôde conferir o espetáculo dentro da própria arena, enquanto os tributos não tinham nada além de armas para digladiarem entre si.

O PRIMEIRO MASSACRE QUATERNÁRIO

imagem 2025 04 08 000750701 e1744082041199imagem 2025 04 08 000750701 e1744082041199

Os Massacres Quaternários dos Jogos Vorazes acontecem a cada vinte e cinco anos, trazendo regras novas para cada “edição comemorativa”. O Segundo Massacre, narrado em ‘Amanhecer na Colheita’, forçou cada Distrito a entregar o dobro de tributos masculinos e femininos (totalizando nada menos que 48 tributos na arena); o Terceiro Massacre escolheu ganhadores passados dos Jogos Vorazes – levando Katniss e Peeta de volta para o combate. Porém, não tivemos nenhuma narrativa que explorou o que aconteceu no Primeiro Massacre.

Para a 25ª edição dos Jogos, a Capital teve como objetivo “lembrar os rebeldes que seus filhos estavam morrendo por causa da própria violência”. Dessa forma, os Distritos escolheram seus próprios tributos em vez da costumeira Colheita. Entretanto, mais informações não são encontradas nas páginas assinadas por Collins, com exceção de que a Cornucópia foi oficialmente introduzida naquela edição – e que o vitorioso, sem nome definido, provavelmente estava morto à época do Terceiro Massacre.

A HISTÓRIA DE WIRESS

imagem 2025 04 08 000902619imagem 2025 04 08 000902619

‘Amanhecer na Colheita’ traz de volta inúmeros personagens memoráveis do panteão ‘Jogos Vorazes’: além de Haymitch, temos a presença de Effie Trinket, Mags, Beetee e ninguém menos que Wiress – a vencedora da 49ª edição dos Jogos que entra como uma das mentoras de Haymitch e dos outros tributos do Distrito 12 na 10ª edição. E, conforme descobrimos mais sobre sua história, seria muito interessante vê-la expandida em um livro spin-off.

Wiress venceu o ano em que participou ao estar um passo à frente de seus competidores em uma traiçoeira arena de espelhos. Seguindo a própria luz, ela conseguiu se guiar em um labirinto enlouquecedor até encontrar um ponto cego, onde se muniu de suprimentos e de água e esperou a loucura acabar – e até mesmo os patrocinadores não conseguiam-na encontrar, denotando uma falha técnica da Capital. Na 75ª edição, já ensandecida após entrar em estado traumático, ela é selecionada para o Terceiro Massacre, ajudando Katniss a derrubar a arena.

OS DIAS SOMBRIOS

imagem 2025 04 08 000923657imagem 2025 04 08 000923657

Todos nós conhecemos a história resumida de como Panem foi criada: após uma série de catástrofes ambientais que culminaram no aumento dos níveis do mar e da destruição da civilização moderna, um país surgiu na América do Norte com a promessa de resgatar a glória humana – mas rendeu-se a rédeas curtas que transformaram o governo instaurado em um reino autoritário e que colocava seus Distritos em subserviência total.

Eventualmente, os Distritos se rebelaram contra a Capital, centro político de Panem, dando início a uma série de batalhas e conflitos que ficariam conhecidos como os Dias Sombrios. Sabemos que a guerra foi vencida pela Capital com a derrota de doze Distritos e obliteração completa do Distrito 13 – que, como vemos em ‘Jogos Vorazes: A Esperança’, tornou-se um refúgio de rebeldes e guerrilheiros que enfrentariam o governo. Assim, seria interessante se Collins nos levasse para um passado distante, 74 anos antes de Katniss Everdeen vencer os Jogos, para trazer ainda mais detalhes sobre o momento em que tudo começou.

A HISTÓRIA DE MAGS

imagem 2025 04 08 002351172imagem 2025 04 08 002351172

Em ‘Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes’, acompanhamos a história e a ascensão de Coriolanus Snow, um jovem que tentava recuperar a glória do nome da família poucos anos após a guerra entre a Capital e os Distritos, além de conhecermos Lucy Gray Baird e a 10ª edição dos Jogos Vorazes. E, como bem sabemos, a vitória de Lucy foi premeditada por Coriolanus – que criou inúmeras inovações para a batalha, incluindo a introdução dos Patrocinadores.

Porém, essa edição se provou um fiasco, levando os Idealizadores dos Jogos a criar formas de engajar os Distritos e a própria Capital para o próximo ano. Dessa forma, novos incentivos foram criados – como a criação da Aldeia dos Vitoriosos, fornecimento de mais comida para o Distrito vencedor e prêmios monetários para os ganhadores. Na 11ª edição dos Jogos, Mags, que retornaria para o Segundo Massacre como mentora de Haymitch e para o Terceiro Massacre como participante, foi a última a sobreviver e a primeira a embarcar na Turnê da Vitória promovida pela Capital.


Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade