Connect with us

Cultura

Após viral de imagens estilo Ghibli, ChatGPT deve ganhar marca d’água

Published

on

Após viral de imagens estilo Ghibli, ChatGPT deve ganhar marca d’água

As imagens geradas pelo modelo GPT-4o devem ganhar marca d’água em breve, após o sucesso da ferramenta que cria animações inspiradas no estilo Studio Ghibli, lançada para usuários gratuitos do ChatGPT na última semana. A possibilidade foi levantada pelo pesquisador de IA, Tibor Blaho.

Em postagem no X (Twitter), no sábado (05), o especialista abordou uma série de atualizações que podem chegar à ferramenta de inteligência artificial generativa em um futuro próximo. Entre elas, estaria a adição de um selo que ajudaria a identificar mais facilmente as imagens geradas por meio do novo recurso do chatbot.

“A nova marca d”água ImageGen é mencionada como ‘image-gen-watermark-for-free’ (provavelmente apenas para usuários gratuitos) no aplicativo ChatGPT Android 1.2025.091 2509108 beta”, digitou Blaho. Ele também comentou sobre outros novos recursos da IA, mudanças nos termos de serviço da startup e outros assuntos.

Cabe ressaltar que a OpenAI não se pronunciou a respeito da inclusão de marca d’água em imagens criadas pelo modelo ImageGen. No entanto, o BleepingComputer também afirma que a empresa vai testar a sinalização desse tipo de conteúdo para usuários gratuitos, corroborando o rumor propagado no antigo Twitter.

Usuários pagos devem continuar sem a sinalização

Como indica a postagem, quem paga para usar o novo gerador de imagens do ChatGPT provavelmente continuará tendo seus conteúdos sem a marca d’água, caso a funcionalidade seja realmente lançada pela empresa. Anteriormente, apenas os assinantes tinham acesso ao Image Generation.

Até o dia 31 de março, o gerador de imagens era exclusivo de quem assinava um plano a partir do ChatGPT Plus, que custa US$ 20 mensais, o equivalente a R$ 117 pela cotação do dia. A novidade fez bastante sucesso entre os usuários, que sobrecarregaram os servidores da OpenAI logo após a estreia.

marca-d-agua-imagens-chatgpt-1.jpg
É preciso fazer login para ter acesso ao criador de imagem do ChatGPT. (Imagem: ChatGPT/Reprodução)

Com isso, a empresa precisou restringir o acesso ao recurso, como explicou o CEO da companhia, Sam Altman, até que o sistema voltasse a funcionar normalmente. Apesar da disponibilidade gratuita, há algumas limitações para as pessoas que utilizam a modalidade sem custos do bot.

A principal delas é a possibilidade de usar o ImageGen apenas três vezes por dia, seja criando uma imagem a partir do zero ou baseada em uma fotografia existente. Chegando ao limite, a plataforma exibe um alerta solicitando que você tente novamente mais tarde ou faça upgrade para o ChatGPT Plus.

Para que serve a marca d’água nas imagens geradas por IA?

Esse tipo de “selo”, que pode ser visível ou invisível, permite identificar com mais facilidade as imagens criadas artificialmente. O recurso é importante principalmente quando o bot possui a capacidade de gerar imagens realistas e que podem ser usadas para espalhar desinformação ou em fraudes online.

Tal função também é útil para ajudar no combate à propagação de Material de Abuso Sexual Infantil (CSAM) criado por meio da IA generativa. No documentário Realidade Violada 3: Predadores Sexuais, que você assiste gratuitamente no canal do TecMundo no YouTube, comentamos um pouco mais sobre o assunto.

O rumor não cita qual estilo de marca d’água a OpenAI estaria planejando adicionar às imagens criadas pelos usuários gratuitos, se uma opção visível ou invisível, neste último caso detectada apenas por ferramentas específicas. Vale notar que a empresa já usa metadados capazes de apontar a origem do arquivo criado pelo bot.

Está usando o novo gerador de imagens do ChatGPT? Deixe a sua opinião sobre a função nas redes sociais do TecMundo.

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade