Moda
Os melhores destinos brasileiros para o turismo do sono

Se antes as viagens eram sinônimo de explorar cada cantinho do destino, agora um novo conceito vem ganhando força: o turismo do sono. A ideia? Fugir do caos da rotina e embarcar para lugares onde a prioridade não é bater ponto nos pontos turísticos, mas sim dormir bem –e com estilo.
Com a pandemia, o estresse e a privação de sono viraram um problema global. As pessoas estão mais cansadas do que nunca. De fato, uma pesquisa recente realizada pelo Kayak e apresentada em seu novo Guia de Turismo do Sono, revela que 67% dos brasileiros colocam o descanso no centro de seus planos de férias.
O estudo também aponta que 14% esperam encontrar zonas de desintoxicação digital nos hotéis e 20% gostariam de colocar o sono em dia em suas próximas viagens.
O levantamento considerou uma série de fatores, como: poluição sonora, qualidade do ar, proximidade de um ambiente tranquilo cercado por natureza, número de hotéis com spa/bem-estar bem avaliados e preço médio de diárias em hospedagens.
Os melhores destinos brasileiros para o turismo do sono
Para mudar esse cenário, hotéis e resorts pelo mundo começaram a investir em experiências focadas no descanso profundo. Pense em quartos com isolamento acústico, camas dignas da realeza, terapias relaxantes e cardápios feitos para melhorar o sono.
A boa notícia para esses viajantes que desejam férias focadas em dormir, é que não é necessário sair do país para viver essa experiência revigorante, pois o Brasil oferece diversas opções de destinos que atendem aos requisitos para ter um sono de qualidade.
Com base na pesquisa da Kayak, a Catraca Livre elenca os dez melhores destinos brasileiros para o turismo do sono.
O top 3 destinos brasileiros para o turismo do sono
Com cenários deslumbrantes que mesclam praias paradisíacas e dunas que recebem o pôr-do-sol, Natal lidera o ranking como opção de destino para uma escapada pacífica. A capital potiguar tem 5% da rede hoteleira com spa.
Já Bertioga, no litoral de São Paulo, é o segundo colocado e uma opção rápida de refúgio para quem mora na região Sudeste do país, graças ao seu ambiente sereno cercado por belas praias e vegetação exuberante, fatores que elevam a qualidade do ar.
Completando o top 3, Foz do Iguaçu (PR) proporciona uma atmosfera calmante para aqueles que são privilegiados com o som das quedas d’água das Cataratas.
O que rola em uma viagem para dormir melhor?
O turismo do sono não se resume a apenas um bom travesseiro. Os pacotes incluem experiências que ajudam o corpo e a mente a relaxar, como:
- romaterapia com óleos essenciais que induzem ao sono;
- Sons binaurais e playlists relaxantes;
- Banhos terapêuticos com sais minerais;
- Yoga e meditação antes de dormir;
- Dietas especiais, livres de cafeína e açúcar à noite.
Vale a pena embarcar nessa?
Se você faz parte do time que volta das férias mais cansado do que foi, o turismo do sono pode ser uma excelente pedida. Afinal, viajar também pode ser sinônimo de descanso e autocuidado – e nada melhor do que voltar para casa realmente renovado!