Celebridade
Médico alerta possíveis complicações do explante de Carolina Dieckmann: ‘Envolve riscos’

Em entrevista à CARAS Brasil, o cirurgião plástico Nicola Biancardi também aponta casos em que o explante de Carolina Dieckmann é indicado
Carolina Dieckmann (46) é uma das famosas que aderiu ao movimento de corpos mais naturais. No ano de 2022, a artista contou que resolveu fazer a cirurgia de explante e retirou as próteses de silicone que havia colocado em 2008. O procedimento, porém, pode ter algumas complicações.
Em entrevista à CARAS Brasil, o cirurgião plástico Nicola Biancardi explica que a escolha de Carolina Dickmann, assim como outras cirurgias, pode ter alguns fatores de risco. “Assim como qualquer cirurgia, o explante de silicone envolve riscos, como infecção, sangramento, formação de seroma (acúmulo de líquido), cicatrizes inestéticas e alterações na sensibilidade mamária.”
O médico explica que, além das complicações mais comuns, o explante pode causar outros efeitos. “Dependendo do tempo de uso da prótese e da qualidade da pele da paciente, pode haver flacidez residual significativa, o que pode demandar procedimentos complementares, como mastopexia para remodelar o tecido mamário.”
Leia também: Médico explica cirurgia de explante de Carolina Dieckmann: ‘Tem ganhado destaque’
Biancardi também explica que o explante pode ser indicado em algumas ocasiões. “O explante pode ser indicado quando há complicações, como contratura capsular severa, ruptura da prótese, dor crônica ou quando a paciente manifesta desejo de remover as próteses.”
Além disso, ele afirma que não há uma contraindicação, porém, é necessário ter um acompanhamento médico para uma melhor avaliação. “Não há uma contraindicação absoluta, mas é essencial avaliar o estado de saúde da paciente e as expectativas quanto ao resultado estético, já que a mama pode sofrer alterações significativas após a retirada das próteses.”
Leia mais em: Especialista alerta consequências de dieta extrema de Carolina Dieckmann: ‘Válvula de escape’