Moda
Entenda como funciona a insulina semanal aprovada no Brasil

A Anvisa aprovou a primeira insulina semanal do mundo, o Awiqli, para o tratamento de diabetes tipo 1 e 2. Desenvolvido pela Novo Nordisk, fabricante do Ozempic e Wegovy, o medicamento reduz a necessidade de sete aplicações semanais para apenas uma, simplificando o tratamento.
Em nota, a fabricante informou que o remédio foi aprovado em ensaios clínicos que demonstraram eficácia no controle dos níveis de glicose em pacientes de diabetes tipo 1 e 2, comparável ao controle da insulina de aplicação diária.
Ação prolongada
Uma única injeção semanal da insulina permitiu o controle estável da glicemia ao longo da semana, sem aumento significativo de eventos adversos, como a hipoglicemia.
Além do Brasil, a insulina semanal já foi aprovada na União Europeia, Austrália, Suíça, Alemanha, Japão, Canadá e China. A Novo Nordisk também solicitou aprovação à FDA, nos Estados Unidos, mas ainda não há previsão de lançamento no Brasil.
A farmacêutica Novo Nordisk adverte que o novo medicamento contra diabetes deve ser vendido e utilizado sob prescrição e acompanhamento médico.
Como funciona o Awiqli no organismo?
- Liberação gradual: o medicamento mantém a liberação constante de insulina ao longo da semana, garantindo controle glicêmico estável.
- Eficácia comprovada: estudos clínicos ONWARDS demonstraram que o Awiqli proporciona controle de glicose comparável ao das insulinas basais diárias, como a Tresiba.
- Menos aplicações: em vez de 365 injeções ao ano, o paciente precisa de apenas 52, reduzindo a complexidade do tratamento.
- Segurança: não apresentou aumento significativo no risco de hipoglicemia em comparação com insulinas diárias.