Moda
Como sua bebida favorita pode reduzir o risco de ataque cardíaco

Aquele cafezinho que você toma todos os dias pode estar fazendo muito mais do que te manter acordado.
Segundo pesquisadores, o café pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e até de morte prematura. Mas qual a quantidade ideal para obter esse benefício?
O café pode realmente proteger o coração?
De acordo com um estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology, o consumo regular de café foi associado a um menor risco de doenças cardíacas e de mortalidade.
A pesquisa analisou quase 450 mil pessoas ao longo de 12 anos e encontrou uma relação positiva entre o consumo moderado da bebida e a saúde cardiovascular.
Os participantes tinham uma idade média de 58 anos e, no início do estudo, não apresentavam problemas cardíacos, como arritmias ou insuficiência cardíaca.
Durante o acompanhamento, aqueles que bebiam café regularmente apresentaram menos casos de batimentos irregulares, problemas cardiovasculares e mortes associadas ao coração, em comparação com quem não consumia a bebida.
Qual a quantidade ideal de café?
Os pesquisadores concluíram que a quantidade ideal para obter os benefícios do café é de duas a três xícaras por dia. Entre aqueles que já tinham batimentos cardíacos irregulares, a redução do risco foi maior entre os que consumiam de quatro a cinco xícaras diárias.
Além disso, o estudo indicou que todos os tipos de café apresentaram benefícios para a saúde do coração. No entanto, o café descafeinado não teve o mesmo efeito na redução do risco de batimentos cardíacos irregulares.
Apesar dos benefícios, o café não é indicado para todas as pessoas em grandes quantidades. Mulheres grávidas e lactantes, assim como indivíduos com pressão alta ou colesterol elevado, devem ter cuidado com o consumo da cafeína. Para esses grupos, o ideal é buscar orientação médica para ajustar a ingestão da bebida de forma segura.