Música
Jack White detona Elon Musk e Donald Trump: ‘Gorila laranja inchado’

Artigo publicado em 23 de março de 2025 na Rolling Stone. Para ler o original em inglês, clique aqui.
Jack White encerrou a primeira etapa norte-americana de sua turnê No Name. O show final contou com uma apresentação especial de “Corporation”, a faixa crítica e sarcástica do álbum Boarding House Reach (2018) que ele só havia tocado uma vez antes durante a jornada.
Enquanto a música já soa como uma repreensão amarga ao capitalismo americano desenfreado com versos como “I’m gonna buy up all the empty lots and make one giant farm/Who’s with me?” (“Vou comprar todos os lotes vazios e fazer uma fazenda gigante/Quem está comigo?”), White tornou a mensagem ainda mais contundente durante o encerramento em Boston, introduzindo novas letras sobre Donald Trump e Elon Musk.
Embora a apresentação tenha acontecido em 18 de fevereiro, como observa Consequence of Sound, o vídeo da “nova versão” da música só começou a viralizar nesta semana. Após o verso “I was thinking about becoming an oligarch, who’s with me?” (“Eu estava pensando em me tornar um oligarca, quem está comigo?”), White começou um verso muito inspirado por Musk, sua dependência anterior do governo federal e seus esforços atuais para destruí-lo.
“Eu estava pensando em pegar subsídios do governo e começar minha própria empresa de carros elétricos. Quem está comigo? Estou pensando em não ser eleito. Nunca ocupar um cargo público. Nunca servir um dia de serviço militar. Mas de alguma forma ter autoridade para controlar partes do governo dos EUA. Quem está comigo?”
Como a manifestação não estivesse clara o suficiente, o músico então acrescentou: “Estou pensando em não ser devidamente examinado pela Suprema Corte ou pelo Congresso, apenas fazendo o que eu quiser porque um gorila laranja inchado e babaca que fracassou em todos os negócios que já comandou quer que eu seja seu parceiro de carrinho de golfe!”
White, é claro, nunca perdeu a chance de criticar Trump ao longo dos anos. No outono passado, ele até processou a campanha do presidente por um vídeo que usava “Seven Nation Army” do White Stripes, sem autorização, embora o processo tenha sido voluntariamente retirado depois que Trump venceu a eleição de 2024.
Em relação à turnê, o músico tem alguns shows agendados no Japão este mês. Depois, ele dará início a outra tour nos Estados Unidos entre os dias 3 de abril e 24 de maio.
+++LEIA MAIS: White Stripes desiste de processo contra Trump por uso de ‘Seven Nation Army’
+++LEIA MAIS: O álbum de Jack White que mudou a vida do próprio artista