Música
O roqueiro ignorado que Paul McCartney implora para entrar no Rock and Roll Hall of Fame

Não são poucos os artistas e bandas icônicas de rock que estão fora do Rock and Roll Hall of Fame. Iron Maiden, Scorpions, Grand Funk Railroad, Motörhead, Thin Lizzy, Jethro Tull, Megadeth, Dio, Alice in Chains, Slayer, Oasis, Boston, The Cult, Smiths, New York Dolls, Korn, Pixies, Supertramp, Living Colour, Soundgarden, Nazareth, Smashing Pumpkins… a lista é imensa e esta é apenas a ponta do iceberg.
Porém, na opinião de Paul McCartney, há um nome que deveria pertencer à instituição há muito tempo. Trata-se de Joe Cocker, músico inglês falecido em 2014.
A organização o indicou pela primeira vez para entrada, junto a Bad Company, Black Crowes, Billy Idol, Chubby Checker, Mana, OutKast, Phish, Mariah Carey, Oasis, Joy Division / New Order, Cyndi Lauper, White Stripes e Soundgarden. Desta lista, um número ainda não revelado — que pode girar entre cinco e oito selecionados — serão de fato homenageados.
O eterno Beatle, que entrou para o Rock Hall em 1988 com sua banda e em 1999 como artista solo, publicou uma carta endereçada à instituição (via Ultimate Classic Rock) para explicar por que, em sua opinião, Cocker merece ser incluído. Ressaltando a icônica releitura do artista para “With a Little Help from My Friends”, ele afirma:
“Joe era um grande homem e um ótimo cantor cujo estilo único proporcionou algumas performances fantásticas. Ele cantou uma de nossas músicas, ‘With a Little Help from My Friends’, uma versão produzida por Denny Cordell, que foi muito imaginativa. Todas as pessoas estão cientes da grande contribuição de Joe para a história do rock and roll. E embora ele nunca tenha feito lobby para estar no Hall of Fame, sei que ele ficaria extremamente feliz e grato por se encontrar onde merece estar. Obrigado e tudo de bom, Paul McCartney.”

Em outra declaração à imprensa, Paul fez mais elogios a Joe. O Beatle comentou:
“Ele era um adorável rapaz do Norte [da Inglaterra] que eu amava muito e, como muitas pessoas, eu amava sua forma de cantar. Lembro-me dele e Denny Cordell vindo ao estúdio em Savile Row e tocando para mim o que eles tinham gravado… foi simplesmente alucinante — transformou totalmente a música em um hino soul; e eu sou eternamente grato a ele por ter feito isso.”
Paul McCartney e os apelos ao Rock and Roll Hall of Fame
Curiosamente, esta não é a primeira vez que Paul McCartney pede a entrada de alguém para o Rock and Roll Hall of Fame. Em um pequeno vídeo no ano passado, ele solicitou uma homenagem ao Foreigner — que de fato aconteceu —, com os seguintes dizeres: “Foreigner não está no Hall of Fame? Que p#rra é essa?”.
+++ LEIA MAIS: A proposta sobre direitos autorais de IA que prejudicará os artistas, segundo Paul McCartney
+++ LEIA MAIS: Paul McCartney quer que o governo britânico ‘proteja’ artistas da IA
+++ LEIA MAIS: Paul McCartney revela promessa de ano novo; saiba qual é
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram