Connect with us

Música

A banda de rock/metal que irá proibir celulares em seus shows

Published

on

A banda de rock/metal que irá proibir celulares em seus shows


Existem raros exemplos de artistas e bandas que buscam proibir o uso de celulares em suas apresentações. Bob Dylan, King Crimson e Jack White pertencem a esta lista por terem adotado recursos diversos visando tal objetivo.

O Ghost se juntou a eles. O grupo, um dos maiores do hard rock/metal na atualidade, confirmou ainda em 2024 que telefones móveis estão vetados em sua próxima turnê, marcada para começar em abril no Reino Unido. No mês citado e em maio, eles percorrem a Europa. Entre julho e setembro, é a vez da América do Norte.

Em comunicado (via site Igor Miranda), o projeto liderado pelo vocalista e multi-instrumentista sueco Tobias Forge revelou que fará uma parceria com a empresa Yondr, especializada em oferecer espaços sem celulares. Cada fã terá de colocar seu dispositivo em uma bolsa, lacrada durante toda a realização do evento, exceto em áreas específicas para a utilização.

Em entrevista à Planet Rock, Forge explicou a motivação. O cantor deixou claro que as restrições aplicadas nada têm a ver com “controle de direitos autorais”. Não é intenção da banda impedir filmagens e posterior monetização a partir desse tipo de conteúdo. O problema está em como o público fica disperso e não mergulha na experiência da música ao vivo quando está com seus smartphones.

“Filmamos dois shows em Los Angeles [em 2023] diante de um público que precisou lacrar seus celulares. Você não entrega o celular. Ele continua com você, então não precisa se preocupar com isso. Se precisar fazer uma ligação, pode sair. Se quiser tirar uma foto, pode tirar no saguão. Quando adotamos essa estratégia, tivemos uma plateia tão engajada, que parecia estar alegre de um jeito que… Tive que voltar no tempo para lembrar da última vez que vi um público completamente envolvido, onde todos realmente assistiam ao show.”

Ghost no clipe de
Ghost no clipe de “Satanized” – Foto: reprodução / YouTube

Forge, hoje com 44 anos, apontou que deseja resgatar a experiência mais antigas das apresentações ao vivo — embora tenha ressaltado não ter interesse em tentar provar “para adolescentes de 14 anos que tudo era melhor antes”. Para ele, os espetáculos de música do passado ficavam na memória para sempre. Atualmente, não é mais assim.

“Eu talvez nem tenha visto uma foto de alguns dos melhores shows que já fui, porque eles vivem aqui [na minha cabeça]. Eles vivem dentro de mim. Essa é a memória que eu tenho. Obviamente, para a parte do nosso público que é mais velha e mais consciente, talvez isso soe um pouco nostálgico. Mas eu realmente acredito que a parcela mais jovem do nosso público sairá dos shows, assim como aconteceu em Los Angeles, dizendo: ‘isso não foi apenas um grande show; foi uma experiência avassaladora’. Porque eu realmente acredito que você vai sentir isso.”

O novo álbum do Ghost

O Ghost confirmou detalhes de seu próximo álbum e lançou uma música inédita. Skeletá, sexto disco de estúdio da banda sueca, será disponibilizado dia 25 de abril pela Loma Vista Recordings. Como prévia, o público agora tem acesso ao single “Satanized”, cujo vídeo pode ser conferido no YouTube.

O clipe, que entrou no top 10 de publicações “em alta” no YouTube e angariou 920 mil visualizações em 15 horas, introduz aos fãs o novo personagem interpretado pelo vocalista Tobias Forge. Trata-se do Papa V Perpetua, cujo nome já havia sido revelado no pôster do show de despedida do Black Sabbath, marcado para julho em Birmingham.

Em comunicado, “Satanized” é descrita como “uma avalanche de ganchos melódicos e harmonias infecciosos”, apresentada “enquanto o narrador sucumbe às forças obscuras internas e externas, reconhecendo impotentemente sua própria blasfêmia e heresia enquanto inexoravelmente os consome”. O texto complementa:

“Quando os versos de abertura da música ‘Há algo dentro de mim e eles não sabem se há uma cura’ tiverem passado do monólogo interno do possuído para os ouvidos do infeliz ouvinte, já será tarde demais: você terá sido ‘Satanizado’.”

Por sua vez, o álbum Skeletá é definido como “o trabalho mais inflexivelmente introspectivo do Ghost até o momento”. A nota antecipa:

“Enquanto os álbuns anteriores do Ghost lidavam amplamente com a crônica e/ou observação de assuntos voltados para o exterior — como as meditações de Impera (2022) sobre a ascensão e queda de impérios e as evocações de seu antecessor Prequelle (2018) sobre as devastações de pragas que definiram uma era —, as letras de Skeletá reproduzem as distintas visões emocionais individuais de cada uma de suas 10 músicas de forma individual, às vezes como se estivesse em um diálogo consigo mesmo em um espelho. O resultado final é uma coleção singular de sentimentos universais e atemporais, todos filtrados por um prisma de um ponto de vista exclusivamente pessoal.”

Capa do álbum Skeletá, do Ghost
Capa do álbum Skeletá, do Ghost – Foto: divulgação

Os primeiros shows da turnê de Skeletá foram anunciados antes mesmo da confirmação do álbum. Entre abril e maio, a banda toca pela Europa. Julho e agosto estão destinados aos Estados Unidos. Há duas datas isoladas no México, para setembro, suficientes para gerar rumores de uma visita à América do Sul — nada confirmado até o momento.

Confira abaixo a lista de faixas de Skeletá.

  1. Peacefield
  2. Lachryma
  3. Satanized
  4. Guiding Lights
  5. De Profundis Borealis
  6. Cenotaph
  7. Missilia Amori
  8. Marks Of The Evil One
  9. Umbra
  10. Excelsis

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

+++ LEIA MAIS: O controverso clipe lançado pelo Ghost em pleno domingo de Páscoa
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram



Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade