Música
Karla Sofía Gascón diz que ‘contemplei o impensável’ após polêmicas durante Oscar

Apesar do roteiro questionável, repleto de esteriótipos e preconceitos contra a cultura mexicana, Emilia Pérez foi grande sucesso na temporada de premiações e recebeu 13 indicações ao Oscar 2025. Porém, pouco antes do período de votação, tuítes racistas e xenofóbicos de Karla Sofía Gascón, intérprete da protagonista, foram resgatados e a campanha do filme sofreu um grande baque. Agora, a atriz revelou como “contemplei o impensável” durante este período.
Em declaração ao The Hollywood Reporter, a artista de 52 anos falou sobre as dificuldades que enfrentou após as publicações começarem a circular na internet. “Neste último episódio, o mais falado e mais exposto da minha vida, várias contas falsas foram criadas em meu nome para aumentar a dor e a confusão”, disse.
“Acusações absurdas e até delirantes foram lançadas contra mim, o que feriu profundamente meu espírito. As coisas escalaram até um ponto, e tão rápido, que eu não conseguia nem respirar”, continuou. “Em meio a essa tempestade inesperada e devastadora, houve momentos em que a dor foi tão avassaladora que contemplei o impensável”.
Eu abriguei pensamentos mais sombrios do que aqueles que considerei em algumas das minhas lutas anteriores, não menos íntimas e pessoais.
Em seguida, Gascón explicou como, de alguma forma, ela conseguiu superar isso e a tempestade “está se acalmando um pouco”. Então, ela conseguiu “começar a ver claramente o que aprendi” com esta polêmica.
“Felizmente, mantive um pouco de sanidade para ver a luz no fim deste túnel de ódio e entender que devo ser e fazer melhor, e corrigir meus erros passados, sem me envolver em mais escuridão”, afirmou. “Caso contrário, se eu jogar o jogo deles e retribuir e amplificar todo esse ódio que os outros projetam sobre mim, eu me perderei; nunca irei progredir e não serei capaz de continuar ajudando os outros que continuam presos na tempestade”.
Em outro momento da longa declaração, Karla Sofía Gascón pediu desculpas para “todos que ofendi em algum momento da minha vida e ao longo da minha jornada” e aproveitou para “humildemente” pedir perdão, além de prometer “me comprometer a continuar aprendendo e ouvindo, para não cometer os mesmos erros no futuro”.
Somente por meio da compreensão, compaixão, perdão e empatia podemos construir um mundo onde a diferença não é sinônimo de condenação, mas de riqueza. Um mundo onde podemos aprender e crescer à medida que avançamos. Um mundo onde todos podemos deixar nossos escudos de lado e ser nós mesmos.
+++LEIA MAIS: Diretor de Emilia Pérez se pronuncia sobre polêmica de Karla Sofía Gascón: ‘Imperdoável’
+++LEIA MAIS: Favorito ao Oscar 2025, Emilia Pérez fracassa nas bilheterias brasileiras
+++LEIA MAIS: Declarações de Karla Sofía Gascón são ‘decepcionantes’, diz diretora de conteúdo da Netflix
+++LEIA MAIS: Em Emilia Pérez, todos os caminhos levam ao mesmo destino
+++LEIA MAIS: Karla Sofía Gascón agradece apoio de Madonna após o Oscar