Celebridade
Pri Helena se emociona ao falar de Ainda Estou Aqui no Oscar: ‘Absurdamente feliz’

Em entrevista à CARAS Brasil diretamente de Los Angeles, Pri Helena, de Ainda Estou Aqui, fala com muito orgulho do momento histórico para o cinema brasileiro
Diretamente de Los Angeles, nos Estados Unidos, e representando milhares de brasileiros que estão na torcida por Ainda Estou Aqui – que recebeu três indicações ao Oscar 2025 e tem a chance de levar a estatueta para casa –, a atriz Pri Helena (32) fala com exclusividade à CARAS Brasil neste sábado, 1º. Na véspera da premiação, a intérprete de Zezé, a doméstica da família Rubens Paiva no filme de Walter Salles (68), se emociona ao comentar sobre o momento histórico que o cinema nacional está vivendo hoje graças a produção.
O Oscar existe há quase cem anos, mas desde a sua criação, o Brasil nunca conquistou um prêmio oficial. Contudo, este ano, com Ainda Estou Aqui disputando prêmios nas categorias Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme Internacional, as chances deste feito inédito se concretizar são reais. E Pri celebra essa conquista. “Estou em Los Angeles para acompanhar alguns eventos do Oscar e absurdamente feliz de estar aqui. Acho que para qualquer artista estar numa obra como esse filme, representar uma nação inteira através da arte é algo que já vai transformar minha vida indiscutivelmente. Acho que é um dos momentos mais emocionantes da minha vida”, afirma a mineira de Juiz de Fora.
“Estar em uma obra tão importante quanto essa, uma obra que tem levado os artistas brasileiros para outros lugares, que tem atraído os olhares internacionalmente e nacionalmente para o que a gente faz, para as nossas obras, para a nossa cultura, e mostrando o quanto o cinema brasileiro é potente (…) Então estar aqui, representando essa nação inteira e contando a história da Eunice Paiva, que é uma mulher, uma grande heroína da nossa história que precisa ser lembrada sempre, para mim é uma honra. Estou muito feliz, e espero muito que vocês acompanhem tudo que está acontecendo por aqui, porque a gente está muito feliz de estar nesse evento incrível que é o Oscar”, continua Pri Helena.
CERIMÔNIA DO OSCAR
A 97ª cerimônia do Oscar acontece no próximo domingo (2), no Dolby Theatre, em Hollywood, com transmissão ao vivo no Brasil pela TNT e Max, a partir das 21h (horário de Brasília). A TV Globo também vai transmitir a cerimônia a partir das 21h55 em todos os estados brasileiros, com exceção do Rio de Janeiro, por conta da exibição dos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.
O anfitrião da noite será o comediante e apresentador Conan O’Brian (61), que assume o cargo pela primeira vez no Oscar. Além dele, subirão ao palco para revelar os vencedores Penelope Cruz, Scarlett Johansson, Elle Fanning, Whoopi Goldberg, John Lighgow, Amy Poehler, June Squibb, Bowen Yang, Cillian Murphy, Emma Stone, Robert Downey Jr.,Da’Vine Joy Randolph, entre outros.
MAIS SOBRE AINDA ESTOU AQUI
A obra cinematográfica foi inspirada no livro Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubens Paiva (65), publicado originalmente em agosto de 2015. Assim como o filme, ele conta a história da família Rubens Paiva, com foco na matriarca Eunice (1929-2018). Ambientado na ditadura militar brasileira, o longa aborda a história real do desaparecimento e morte do engenheiro civil e ex-deputado Rubens Paiva em 1971, no Rio de Janeiro.
Após Rubens ser levado por militares, Eunice e uma de suas filhas, de 15 anos, são levadas para prestar depoimento. Mesmo abalada pelo trauma e pelo luto, Eunice busca entender o paradeiro do marido e cria forças para criar os cinco filhos em meio à opressão do regime sem que eles entendam o que aconteceu com o pai.
Estrelado por Fernanda Torres (59) e Selton Mello (52), o filme se tornou um fenômeno no Brasil e em diversos países. Ele superou a bilheteria de É Assim que Acaba – que liderava o ranking de arrecadações em 2024 – e atingiu o marco de R$ 62,7 milhões desde sua estreia.
O longa já concorreu a oito prêmios como Festival de Veneza, Vancouver International Film Festival, Festival de Pessac, na França, o famoso Globo de Ouro, entre outros. Entre estas indicações, a produção já conquistou seis premiações em diversas categorias, como Melhor Roteiro, Filme Favorito do Público, Prêmio do Público e Prêmio Danielle Le Roy.
Leia também:Thelmo Fernandes expressa orgulho de fazer parte de Ainda Estou Aqui: ‘Privilégio’
VEJA DEPOIMENTO DE PRI HELENA PARA A CARAS BRASIL: