Música
Assinantes criticam dublagem gerada por IA em filme espanhol no Prime Video

Assinantes do Prime Video, serviço de streaming da Amazon, criticaram a dublagem em português de O silêncio de Marcos Tremmer, filme de 2024 produzido na Espanha e Uruguai. Nas redes sociais, usuários apontaram que a dublagem foi feita por inteligência artificial, e um áudio com falhas perceptíveis.
Uma cena específica viralizou, em que um personagem diz “ó-quê-quê” em vez de “oquei” (okk). A repercussão levantou debates sobre a substituição de dubladores por IA e o impacto dessa tecnologia na indústria. Até o momento, o Prime Video não comentou o caso.
Veja:
Chega a ser inacreditável: a Amazon Prime Video adicionou em seu catálogo o filme “O Silêncio de Marcos Tremmer” com dublagem feita por IA. 📷
A dublagem foi feita pela distribuidora, mas é impressionante que uma gigante como a Amazon não tenha tido o mínimo cuidado ao verificar pic.twitter.com/wiU2QPZDty
— Aquiles Marchel Argolo (@Aquiles_Argolo) February 27, 2025
Dubladores alertam sobre os impactos da IA
O dublador Robson Kumode, integrante do movimento Dublagem Viva, criticou a decisão da plataforma em um vídeo publicado nas redes sociais (via O Globo).
“A dublagem está horrível, porque não tem sentimento, não foi feito por uma pessoa. Está tudo sincronizado, as palavras estão ditas, mas não tem respiração. Me surpreende uma empresa deste tamanho colocar um filme 100% dublado por IA para tentar lucrar um pouco mais.”
Dirigido por Miguel García de la Calera, O silêncio de Marcos Tremmer conta com Benjamín Vicuña, Adriana Ugarte e Félix Gómez no elenco. A trama acompanha Marcos Tremmer, um publicitário bem-sucedido que descobre estar com um câncer terminal, o que transforma sua vida e seus relacionamentos.
O filme está disponível no Prime Video.
+++ LEIA MAIS: Alan Ritchson sobre 3ª temporada de Reacher: ‘Tudo funciona melhor’
+++ LEIA MAIS: Dubladora original de Pokémon morre aos 46 anos