Música
Irmão de Nana Caymmi atualiza estado de saúde da cantora, internada há seis meses na UTI

A cantora Nana Caymmi, de 83 anos, segue internada na UTI da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, onde está hospitalizada há seis meses. Em entrevista ao podcast MPB Bossa, seu irmão, o cantor Danilo Caymmi, afirmou que a saúde da artista ainda preocupa.
“Infelizmente, [ela não está] nada bem. Está há seis meses na UTI. Ela chegou ao hospital em estado muito grave, quase faleceu…”, declarou Danilo.
Segundo ele, a internação prolongada está relacionada a complicações causadas por obesidade e seus impactos na circulação.
“Isso é consequência da obesidade. Então, um conselho para as pessoas: cuidado com a obesidade, pois foi o que levou Nana a desenvolver todas essas comorbidades.”
Tratamentos e complicações
Durante sua internação, Nana passou por um cateterismo cardíaco no ano passado e, em dezembro, foi submetida a uma traqueostomia, procedimento que auxilia a respiração em casos de insuficiência respiratória. Recentemente, a cantora também precisou implantar um marcapasso, o que tem tornado o processo de recuperação mais lento.
“Com o acúmulo de gordura, torna-se muito difícil se recuperar de problemas circulatórios. É um processo complexo, que estamos acompanhando com cuidado. Ela vai se recuperar aos poucos, passo a passo”, explicou Danilo.
Nana Caymmi foi hospitalizada no dia 26 de julho de 2024 após buscar atendimento na emergência da Casa de Saúde São José. Inicialmente, ficou na Unidade Coronariana até 7 de agosto, tratando uma arritmia cardíaca. Após uma melhora parcial, foi transferida para a Unidade Semi-Intensiva, onde passou pelo implante do marcapasso.
Na época da internação, sua filha Stella Caymmi comentou sobre os problemas respiratórios da cantora.
“Ela teve duas gripes muito fortes e a tosse pode ter forçado o coração.”
Desde então, Nana segue sob cuidados médicos, com acompanhamento constante da equipe do hospital e de seus familiares. Não há previsão de alta.
+++ LEIA MAIS: Nana Caymmi chama Chico, Caetano e Gil de comunistas c***** do Lula