Connect with us

Entretenimento

Entrevista Exclusiva | Entre o Trauma e a Sobrevivência: Felicity Jones Revela os Desafios em O Brutalista (Oscar 2025)

Published

on

Entrevista Exclusiva | Entre o Trauma e a Sobrevivência: Felicity Jones Revela os Desafios em O Brutalista (Oscar 2025)


“O Brutalista tem muitas camadas, mas o abuso é um elemento central, assim como o trauma, e como as pessoas lidam com ele.”, reflete Felicity Jones sobre a complexidade de sua personagem, que não apenas enfrenta as lembranças do passado, mas também se vê confrontada por novos monstros ao tentar recomeçar a vida nos Estados Unidos. Em uma entrevista exclusiva ao CinePOP, a atriz falou sobre o processo de construção de Erzsébet Tóth, uma mulher marcada pela dor e pela luta pela sobrevivência, em O Brutalista.

A interpretação de Felicity tem sido amplamente elogiada pela crítica desde a sua apresentação no Festival de Veneza, em setembro de 2024. Com uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, a atriz chega a sua segunda nomeação na Academia, após a cinebiografia de Stephen Hawking A Teoria de Tudo (2015). 

Adrien Brody e Felicity Jones em O Brutalista.Adrien Brody e Felicity Jones em O Brutalista.
Adrien Brody e Felicity Jones em O Brutalista.

Com 10 indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Filme, O Brutalista é uma das grandes apostas para a temporada de premiações e chegou aos cinemas brasileiros no último dia 20 de fevereiro.

Leia também: Entrevista Exclusiva | O Brutalista: “O filme não funcionaria sem Adrien Brody”, afirma Brady Corbet [Oscar 2025]

Entre o Pragmatismo e o Trauma

No longa de Brady Corbet, Felicity interpreta Erzsébet, uma mulher imigrante que, ao tentar reconstruir sua vida, carrega o peso do trauma de um passado sombrio. A personagem é complexa, marcada pela necessidade de sobrevivência e pela tentativa de manter a dignidade em um novo contexto. Para Felicity, essa luta interna foi o que mais a atraiu para o papel. 

Capture decran 2025 02 27 143143Capture decran 2025 02 27 143143
Brady Corbet, Felicity Jones e Adrien Brody em Veneza.

É interessante que tanto meu personagem quanto o de Adrian [Brody] sejam artistas. Ambos são incrivelmente determinados, muito ideológicos, e querem ter sucesso, mas, de muitas formas, Erzsébet talvez seja mais pragmática do que Laszlo. Ela sabe que não pode viver no passado, mas também não consegue simplesmente ignorá-lo. Há uma força dentro dela, uma necessidade de encontrar estabilidade para sua família, mas sem perder seus princípios“, afirmou a atriz.

Esse conflito interno é uma das forças centrais do filme. Movido pela adrenalina e por ideias grandiosas, Laszlo é o idealista, enquanto Erzsébet adota uma postura mais cautelosa. “De muitas formas, Elisabeth e Laszlo querem sobreviver, mas também querem manter seus princípios intactos. E vemos como isso se torna difícil nas circunstâncias em que são colocados.”, pondera Felicity. 

Felicity Jones The BrutalistFelicity Jones The Brutalist
Cena de O Brutalista com Adrien Brody e Felicity Jones.

Além disso, a presença da mãe de Adrien no set, a fotógrafa hungaro-americana Sylvia Plachy, também trouxe uma dimensão artística que influenciou a criação do filme. Ela passou pelo mesmo percurso dos personagens fugindo dos campos de concentração em Budapeste para uma vida nos Estados Unidos. “[O diretor] Brady [Corbet] expressou isso muito bem em Veneza. Ele disse: ‘Eles fogem do fascismo apenas para cair nos braços do capitalismo’, e há muito significado nessa afirmação”, comenta em entrevista ao CinePOP. 

Leia também: Entrevista | “Não Precisei Me Inspirar em Ninguém”, diz Guy Pearce Sobre Seu Papel em ‘O Brutalista’ (Oscar 2025)

Interpretar Erzsébet exigiu uma preparação técnica considerável, especialmente no que diz respeito ao sotaque e ao idioma húngaro que a personagem precisava falar. Felicity compartilha que esse foi um dos maiores desafios do filme. “O maior desafio foi garantir que o sotaque e o idioma soassem naturais. Para que o público não perceba que você está tentando, você tem que estar totalmente entregue ao personagem. Se você está preocupado com os detalhes técnicos, o público percebe“, explica Jones.

Capture decran 2025 02 27 222123Capture decran 2025 02 27 222123
Felicity Jones em entrevista com Letícia Alassë para o CinePOP.

Felicity Jones está pela segunda vez na corrida pelo Oscar. Embora a disputa seja acirrada, com nomes como Zoe Saldaña (Emilia Pérez),  Ariana Grande (Wicked) e Isabella Rossellini (Conclave) entre as favoritas, a atriz reafirma sua versatilidade e profundidade, como já demonstrou em Loucamente Apaixonados (2011) e Rogue One: Uma História Star Wars (2016). 

Veja a entrevista completa no YouTube: 

YouTube videoYouTube video


Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade