Connect with us

Ideias

Empresas brasileiras foram alvo de 356 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2024

Published

on

Empresas brasileiras foram alvo de 356 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2024

As empresas brasileiras foram alvo de 356 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no ano passado. Levando em consideração a América Latina, o Brasil foi “campeão” no quesito, na frente de México, Colômbia e Peru.

Os números foram compilados pelo FortiGuard Labs, laboratório de análise e inteligência de ameaças da Fortinet, companhia de cibersegurança.

Segundo a marca, no ano passado houve um crescimento expressivo não só nos números, mas na sofisticação dos ataques. A América Latina foi alvo de mais de 921 trilhões de atividades maliciosas – contando as que foram detectadas pela Fortinet.

Ataque hacker

O continente também teve 918 bilhões de eventos bloqueados por sistemas de prevenção de instrução. A despeito do ransomware – modalidade de cibercrime que se popularizou nos últimos anos –, os ataques de negação de serviço (DDoS) tiveram aumento de 1.801% na comparação entre 2024 e 2023.

Como combater as ameaças?

Alexandre Bonatti, vice-presidente de Engenharia na Fortinet, pontuou que para 2025 as empresas precisam se antecipar aos cibercrimes. Para ele, a rapidez na resposta aos ataques será um diferencial neste ano.

“Até há alguns anos, os ataques hackers eram descobertos em 21 dias. Esse é um prazo que diminuiu atualmente, mas que precisa ser ainda menor, já que o tempo pode ser crucial para acabar com um negócio”, destaca.

A Fortinet listou algumas ações que podem fazer a diferença no combate aos crimes virtuais:

  • Implementar arquiteturas Zero Trust para minimizar a superfície de ataque;
  • Usar ferramentas avançadas de detecção e resposta, como EDR, XDR e SOAR;
  • Se proteger contra-ataques DDoS por meio de firewalls de última geração e filtragem de tráfego malicioso;
  • Aplicar patches de segurança e atualizações em todos os sistemas críticos;
  • Realizar treinamento contínuo para funcionários em detecção e prevenção de ameaças como phishing.
Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade