Moda
Colágeno: 8 alimentos que auxiliam na produção natural da proteína

O colágeno é uma proteína fibrosa essencial para a sustentação da pele e o fortalecimento de cabelos e unhas. Além de contribuir para a firmeza e juventude da pele, ele também é indispensável para a formação de tendões, ligamentos, cartilagens e ossos, auxiliando na prevenção de dores articulares e problemas ósseos.
Com o envelhecimento, a produção natural dessa substância diminui, favorecendo o surgimento de rugas, a perda de elasticidade e o enfraquecimento das articulações.
Mas a boa notícia é que certos alimentos ajudam a preservar os níveis de colágeno. O segredo é manter uma dieta equilibrada rica em proteínas e nutrientes, como vitamina C, importante para a síntese de colágeno.
Quando necessário, o uso de suplementos sob orientação profissional também é uma estratégia importante para minimizar esses efeitos do tempo.
Quais alimentos estimulam a produção de colágeno?
- Frutas ricas em vitamina C, como laranja, acerola, goiaba, caju e kiwi são ricas em vitamina C, que atua diretamente na síntese de colágeno.
- Legumes fontes de vitamina A, como cenoura e abóbora.
- Gelatina, que é produzida a partir da fervura de ossos e cartilagens.
- Rico em colágeno natural, o caldo de ossos é uma excelente opção para fortalecer pele e articulações. É fácil de preparar e nutritivo.
- A pele, espinhas e escamas dos peixes contêm boas quantidades de colágeno.
- As claras de ovos são ricas em prolina, um aminoácido essencial para a síntese de colágeno.
- Frutas vermelhas, como morangos, mirtilos e framboesas contêm antioxidantes e vitamina C, auxiliando na síntese de colágeno.
- Vegetais de folhas verdes, como espinafre, couve e outras folhas verdes são fontes de nutrientes que estimulam a produção de colágeno.
E suplementos?
Como citado anteriormente, em alguns casos, o uso de suplementos pode ajudar a complementar a síntese de colágeno.
Existem diferentes tipos no mercado, seja em pó, cápsula ou líquido. A escolha do tipo ideal depende da análise de um profissional de saúde, que orientará o uso correto e eficaz.