Moda
Chile vai implementar ‘tax free’ para atrair mais turistas

O governo do Chile espera sancionar em março a lei que implementa o “tax free” –reembolso de impostos sobre produtos e serviços) e a redução do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) nas diárias de hotel. O principal objetivo é atrair mais turistas ao país, em especial os brasileiros.
O anúncio foi feito pela subsecretária do Turismo, Verónica Pardo, em jantar com jornalistas na capital paulista na noite desta segunda-feira, 24.
“Estamos a dois passos de aprovar uma nova lei de turismo, que vai trazer benefícios para o setor e também para os viajantes. O tax free é uma das iniciativas que vai tornar o Chile mais atrativo”, disse a subsecretária.
Dados do governo chileno apontam que cerca de 15% dos gastos realizados por turistas correspondem a bens de uso ou consumo pessoal. O projeto de lei enviado ao Congresso chileno está no Senado. Se aprovado, deve entrar em vigor no final do primeiro semestre.
Um dos pontos da lei será a o fim do IVA nas diárias dos hotéis, que hoje é de 19%. Segundo a subsecretária , o imposto deverá ser substituído por uma taxa de 1,25%.
Brasileiros são prioridades do Chile
No ano passado, o Chile recebeu 5,2 milhões de turistas –40,4% a mais que 2023 e 16,0% a mais que 2019. Do total, 787 mil foram brasileiros –crescimento de 62% em relação ao ano anterior–, atrás apenas dos argentinos.
No entanto, segundo a ministra, os brasileiros são os turistas que mais gastam com experiências no país. “Esse público tem grande relevância para o setor. Os brasileiros investem em enoturismo, gastronomia e estações de esqui, além de demonstrarem crescente interesse pelo país”, destacou Verónica Pardo.
Para isto, o país vem investindo na promoção turística no Brasil com participações nas principais feiras do setor, como Abav.
A subsecretária do Turismo destacou a parceria com companhias aéreas, que aumento no último ano o número de voos diretos entre os países, e a importância de garantir rotas sustentáveis. “Um voo só se mantém se vai e volta cheio. Por isso, também incentivamos que chilenos explorem novos destinos brasileiros, além dos tradicionais”.
A ministra também destacou o investimentos em infraestrutura nas estações de esqui. Segundo Verónica, destinos como Valle Nevado, Portillo e Corralco terão melhorias em hospedagem e transporte para a temporada de inverno.
“Queremos proporcionar uma experiência completa para quem visita o Chile nesta temporada”, disse a subsecretária.