Lazer
10 restaurantes centenários em São Paulo que você precisa conhecer o quanto antes

Foto: Ligia Skowronski (via assessoria – Anexo)
Basilicata
Criada em 1914 no bairro do Bixiga, a centenária Basilicata – Pão, Empório e Restaurante sempre chamou atenção pela qualidade de seu pão italiano e sua pequena loja repleta de produtos. Hoje conta também com um café e um restaurante inaugurado em 2017. Sob a direção de integrantes das duas famílias fundadoras, Lorenti e Laurenti, a casa apresenta toques de modernidade sem perder a conexão com as raízes italianas e sua própria história.
- Rua Treze de Maio, 596 – Bela Vista
Foto: Mauro Holanda (via assessoria – Markable Comunicações)
Pizzaria Castelões
Recém centenária, a pizzaria localizada no Brás, desde a inauguração, é comandada pela família Donato. Para além da decoração que remete às pizzarias mais antigas e cerca de 1.500 pizzas vendidas por mês, a casa tem um livro com as principais celebridades que fizeram parte de sua história. Entre elas Hebe Camargo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Juan Fangio, Tito Schipa e muitos políticos e jogadores de futebol.
- R. Jairo Gois, 126 – Brás
Foto: Divulgação/Carlino (via WhatsApp)
Carlino Ristorante
O restaurante mais antigo de São Paulo foi fundado em 1881 no Largo do Paiçandu pelo toscano Carlo Cecchini, onde permaneceu sob seu comando até 1949. Até hoje a casa segue fazendo a manutenção das tradições e compartilhando da mesma paixão pela culinária italiana.
- Rua Epitácio Pessoa, 85 – Vila Buarque
Foto: Divulgação (via instagram Bar Guanabara)
Bar Guanabara
Fundado em 1910, o bar tem uma história intimamente ligada a São Paulo. Pela casa já passaram figuras de relevo da vida pública e da sociedade como Santos Dumont, Adhemar de Barros, Getúlio Vargas, Janio Quadros, Abreu Sodré, Carvalho Pinto, Ulisses Guimarães e muitos outros. Dentre os quitutes mais famosos, estão o Filet à Parmegiana e a Coxa Creme.
- Av. São João, 128 – Centro Histórico
Foto: Divulgação (via instagram Ponto Chic)
Ponto Chic
Inaugurado em 1922, no Largo do Paissandu, o restaurante tradicional é o dono da receita original do Bauru, sanduíche que se tornou patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo. O local é um marco da vida cultural e política da capital, onde por décadas grandes frequentadores se reuniram em animadas conversas que ajudaram a moldar parte da identidade da cidade.
- Largo do Paissandu, 27 – Paissandu
Foto: Reprodução (via site Padaria 14 de Julho)
Padaria 14 de julho
A padaria foi fundada em 14 de julho de 1897 por Rafaelli Franciulli, um italiano de Santa Maria di Castellabate, e permanece no mesmo endereço até hoje. Há mais de 20 anos, a casa é comandada por seu neto, responsável por criar a receita da lasanha de pão italiano e do frolá — um pão recheado com quase todos os ingredientes da casa e impressionantes dois metros de comprimento. Ele também idealizou a Cantina 14 de Julho, reforçando a tradição da culinária italiana que atravessa gerações.
- Rua 14 de Julho, 92 – Bixiga
Foto: Reprodução (via site Padaria São Domingos)
Padaria São Domingos
Há mais de 107 anos a padaria produz pães italianos com fermentação natural em receita passada de geração para geração. Lá, são encontradas variedades típicas italianas, como pão italiano, lingüiça calabresa, queijo, azeitona, berinjela, sardela, doces e a famosa sfogliatelle.
- Rua São Domingos, 330 – Bela Vista
Foto: Divulgação (via WhatsApp Casa Godinho)
Casa Godinho
A Casa Godinho, fundada em 1888 por um imigrante português, não é exatamente um restaurante, mas uma tradicional mercearia repleta de matérias-primas para preparar excelentes refeições. Por décadas, foi referência de compras para a classe média paulistana. Recentemente, seu valor histórico foi reconhecido, sendo declarada patrimônio cultural imaterial da cidade pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo).
- Rua Libero Badaró, 340 – Centro
Fotos: Reprodução (via site Rei do Filet)
Rei do Filet
A primeira unidade foi inaugurada em 1914 por Salvador Vidal, com o nome de Esplanadinha. Nessa época, clientes iam conhecer o tradicional Filet Alto, de quase 10cm. Sempre ponto de encontro de boêmios, artistas, políticos e a alta sociedade, a casa passou a ser apelidada de Rei do Filet em homenagem ao chapeiro da época. Nas duas últimas décadas, o restaurante passou por várias mudanças, mas a tradição se mantém viva para os novos clientes.
*Imagem meramente ilustrativa (Foto: LEONARDO VITI / Shutterstock)
Padaria Italianinha
Desde 1896, a Padaria Italianinha encanta os paulistanos com seus sabores autênticos e ambiente histórico e acolhedor. A casa conta com pães italianos crocantes e recheados com os mais frescos ingredientes, massas caseiras, queijos e embutidos tradicionalmente italianos.
- Rua Rui Barbosa, 121 – Bela Vista