Música
Fernanda Torres indicada ao Oscar 2025: veja as concorrentes da brasileira a melhor atriz
Demi Moore (‘A substância’), Mikey Madison (‘Anora’), Karla Sofía Gascón (‘Emilia Pérez’) e Cynthia Erivo (‘Wicked’) disputam categoria acirrada com brasileira. Prêmio acontece em 2 de março. Pamela Anderson, Cynthia Erivo, Karla Sofía Gascón, Mikey Madison e Demi Moore foram indicadas ao SAG Awards, prêmio do sindicato dos atores dos EUA
Reuters
p
Fernanda Torres foi indicada ao Oscar 2025 de melhor atriz por sua atuação em “Ainda estou aqui”, que por sua vez conseguiu a indicação inédita para o Brasil a melhor filme e também a melhor filme internacional.
A disputa na categoria de atuação feminina promete ser uma das mais acirradas da premiação, que acontece em 2 de março, em Los Angeles.
Fernanda concorre com Demi Moore (“A substância”), Mikey Madison (“Anora”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”) e Cynthia Erivo (“Wicked”).
Saiba mais sobre as outras quatro concorrentes e suas chances:
Demi Moore – ‘A substância’
Demi Moore em ‘A Substância’
Divulgação
Indicada: Globo de Ouro (venceu), SAG, BAFTA, Critics Choice
Demi Moore é, pelo menos por ora, a grande favorita da categoria pela vitória no Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical.
Uma das maiores atrizes de Hollywood nos anos 1990, que se tornou a protagonista mais bem paga da indústria ao estrelar Striptease (1996), a estrela de “Ghost” e Até O Limite da Honra” nunca havia sido recebido um prêmio relevante na indústria até 2024.
“Faço isso há 45 anos e essa é a primeira vez que ganho um prêmio de atuação. Falaram que eu era uma atriz de blockbuster e achei que nunca teria a chance de ganhar um prêmio assim, que nunca seria reconhecida”, disse a atriz em seu discurso no Globo de Ouro.
No filme, a atriz de 62 anos se despe por completo. E isso não é apenas sobre nudez. Moore, que já disse em seu livro de memórias que teve problemas com sua autoimagem, aparece de um jeito diferente do que costumamos ver, com mudanças corporais em cenas bem angustiantes.
Mikey Madison – ‘Anora’
Mikey Madison em ‘Anora’
Divulgação
Indicada: Globo de Ouro, SAG, BAFTA, Critics Choice
Apesar de seus 25 anos, Mikey Madison chamou a atenção da crítica após estrelar “Anora”, em que faz o papel de uma stripper que se casa com um jovem herdeiro russo.
A história sobre a paixão improvável do casal foi ganhadora da Palma de Ouro no Festival de Cannes, o que já faz a Academia de Hollywood olhar com atenção para todos os detalhes do filme. Ela era a grande favorita para o Oscar até a ascensão de Moore após o Globo de Ouro.
Antes desse papel, a Madison ficou conhecida pelo seu papel na série “Better Things”, e em filmes como “Era Uma Vez em Hollywood” e “Pânico 5”.
Karla Sofía Gascón – ‘Emilia Pérez’
Karla Sofía Gascón vive a personagem-título de ‘Emilia Perez’
Divulgação
Indicada: Globo de Ouro, SAG, BAFTA, Critics Choice
Karla Sofía Gascón se tornou a primeira pessoa abertamente trans a ser indicada a um Oscar por atuação.
No filme, a espanhola dá vida a um chefão do narcotráfico do México que decide mudar de sexo. Karla também foi a primeira atriz trans a ser premiada no Festival de Cannes.
Apesar de ser uma “novata” em Hollywood, Karla tem experiência em novelas e filmes mexicanos, como “Rebelde”, e ficou conhecida antes da transição.
Cynthia Erivo – ‘Wicked’
Cynthia Erivo como Elphaba em ‘Wicked’
Divulgação
Indicada: Globo de Ouro, SAG, BAFTA, Critics Choice
Cynthia Erivo, a Elphaba de “Wicked”, tem experiência em cinema, TV e teatro musical. A atriz ganhou destaque após estrelar uma montagem de “A Cor Púrpura” na Broadway, pela qual venceu o Tony de Melhor Atriz em um Musical.
Além disso, ela já tem um Emmy e um Grammy em suas conquistas. Falta apenas um Oscar para ela entrar para a seleta lista de astros que conquistaram o EGOT, sigla usada para artistas que já levaram esses 4 prêmios.
Se levar a estatueta, Cynthia, que tem 37 anos, vai se tornar a mais jovem vencedora do EGOT. Ela já foi indicada por seu papel em “Harriet” (2019), tanto como Melhor Atriz, quanto por Melhor Canção Original, mas não levou os prêmios.