Moda
Legado e inovação: Corello completa 60 anos | Marcas Parceiras
Não é novidade que o mundo da moda se caracteriza por mudanças constantes, mas em uma era definida pela celeridade – quem define é o filósofo francês Gilles Lipovetsky, autor de O império do efêmero –, completar 60 anos no mercado com um legado no segmento de sapatos, bolsas e acessórios no Brasil é um feito digno de destaque. Em 2024, a Corello celebra justamente essa conquista.
Segundo a presidente Carla Silvarolli, que é filha do fundador Savério Silvarolli, a chave para alcançar esse marco é o equilíbrio entre se abrir para o novo e conservar os princípios do negócio. “Acredito que para se manter relevante e consolidada, a empresa precisa se reinventar constantemente e antecipar as tendências e necessidades. Deve olhar sempre para o futuro sem nunca se acomodar, mantendo-se fiel ao DNA e aos pilares da marca, e não perder a sua essência”, opina.
Essa medida ganha um grau ainda maior de desafio ao considerar a liderança familiar de diferentes gerações na companhia, que inclui nos cargos de CFO e diretora de marketing e comercial os filhos de Carla e netos do fundador, Felipe Silvarolli Korall e Gabriela Silvarolli, respectivamente. “Esse é justamente o ponto mais importante, que nos permite estar abertos a coisas novas e olhar para o futuro, mas lembrando do que fez a gente chegar até aqui. Priorizamos a evolução da marca em vez da revolução”, diz Carla. Gabriela, por sua vez, destaca a importância da inteligência emocional para implementar mudanças com tato, carinho e respeito às pessoas.
A atenção às pessoas vale para os funcionários e também para a clientela, como conta Carla. “O mercado mudou muito e a gente se adaptou. São muito mais coleções lançadas ao ano, com muito mais cápsulas. Atualmente, a demanda do público pela novidade é muito maior e, a fim de ofertar o produto certo, com a tendência certa, no momento certo e com o preço certo, precisamos de um calendário e processos muito bem definidos e alinhados.” Ela aponta as viagens de pesquisa como propulsoras para disponibilizar em primeira mão coleções com as últimas tendências.
A presença da grife nas redes sociais também é um destaque na conexão com o público. No perfil do Instagram, o quadro #InsideCorello traz Gabriela apresentando destaques das coleções, tendências e convidados. Nessa toada, a marca selecionou personagens que marcaram sua trajetória para estrelarem a campanha de 60 anos da Corello, que enaltece seu legado ao revisitar as características de cada uma de suas seis décadas de existência. Na composição estética, destacam-se os diferentes símbolos e códigos trabalhados ao longo dos anos, como as listras pretas e brancas.
Para dar vida ao shooting especial, foram convidadas a atriz Sophie Charlotte, a influenciadora Maitê Faitarone, a modelo e cantora Barbara Fialho, a modelo e apresentadora Carol Ribeiro e as modelos Suzana e Suzane Massena. Cada uma, segundo Gabriela, representa à sua maneira a mulher Corello, que é autêntica, sofisticada, determinada, contemporânea, múltipla e tem visão de futuro. A campanha tem ainda um toque especial graças à participação de três gerações da família Silvarolli: Gabriela, sua mãe Carla e sua avó Etty. “São três gerações de mulheres fortes que perpetuam ainda mais uma marca de calçados femininos, na qual 90% da equipe é de mulheres”. Ela destaca a emoção causada pela presença da matriarca da família. “Foi uma forma de homenageá-la. Eu a admiro demais, ela me inspira diariamente e me orienta bastante em relação às questões profissionais porque trabalhou muitos anos na marca.”
Segundo as executivas, a celebração dos 60 anos da Corello acompanha também um momento estratégico de expansão. As lojas físicas passaram por uma atualização, inaugurou-se um novo centro de distribuição e novas tecnologias foram implementadas no site em resposta ao crescimento do e-commerce. Além disso, novos espaços físicos estão previstos para 2025. Os próximos 60 anos devem seguir nesse caminho, mirando o futuro com respeito ao passado a fim de conquistar novas clientes e fidelizar ainda mais as antigas.