Moda
11 produções nacionais para assistir no 32° Festival Mix Brasil
Com uma programação intensa, o festival acontece a partir desta quarta-feira e se estende até 24 de novembro, com produções que abordam temas de identidade, resistência e representatividade; confira lista A partir desta quarta-feira (13.11) começa a 32ª edição do Mix Brasil – Festival de Cultura da Diversidade, que promete agitar a cidade com uma programação intensa e diversa. Com mais de 90 títulos nacionais e internacionais, o evento se consolida como um dos maiores festivais de cinema com foco em temáticas LGBTQ+, reunindo obras de diferentes gêneros e estilos, que abordam histórias de identidade, representatividade e resistência. Além disso, o evento é uma excelente oportunidade de conhecer produções que têm ganhado destaque em outros importantes eventos cinematográficos, como o Festival do Rio e a Mostra de Cinema de São Paulo, ambos realizados recentemente. Vogue Brasil selecionou 11 títulos nacionais que têm feito burburinho nos circuitos desses festivais e que estarão em exibição no Mix Brasil.
Entre os destaques, está Baby, de Marcelo Caetano, que percorreu diversos festivais internacionais e agora ganha destaque no evento. Também se destacam Avenida Beira-Mar, de Bernardo Florim e Maju de Paiva, e Alegria do Amor, de Marcia Paraiso, que abrangem as nuances da afetividade e identidade LGBTQ+. Para conferir mais detalhes sobre cada título, as datas de exibição e onde assistir, continue lendo abaixo.
O Melhor Amigo
Sinopse: No primeiro dia de férias, Lucas e Felipe decidem ir à praia. O passeio se mostra revelador para Lucas, que é tomado por sentimentos inesperados que dão origem a uma paixão platônica e oculta. Direção: Allan Deberton.
Saiba onde assistir aqui.
Avenida Beira-Mar
Sinopse: Durante o inverno, a praia de Piratininga, em Niterói, está deserta. Rebeca, de 13 anos, acaba de se mudar para lá e está de castigo. Ela só vê a rua por cima do muro. Um dia, a garota observa Mika, uma menina trans, nadar no mar aberto. O mundo então se abre para Rebeca. Direção: Bernardo Florim e Maju de Paiva.
Saiba onde assistir aqui.
Alegria do Amor
Initial plugin text
Sinopse: Em um quilombo no sertão do Ceará, Dulce é testemunha ocular do assassinato de seu companheiro, Davi, executado por jagunços a mando de uma empresa mineradora estrangeira. Ameaçada, Dulce vai para São Paulo, onde dá voz ao crime ocorrido. Direção: Marcia Paraiso.
Saiba onde assistir aqui.
Baby
Sinopse: Wellington sai de um centro de detenção juvenil e se vê sem rumo nas ruas de São Paulo, sem contato com seus pais e recursos para reconstruir sua vida. Durante uma visita a um cinema pornô, ele encontra Ronaldo, um homem mais velho, que ensina ao rapaz novas formas de sobrevivência. Gradualmente, o relacionamento dos dois se transforma em uma paixão conflituosa, oscilando entre exploração e proteção, ciúmes e cumplicidade. Direção: Marcelo Caetano.
Saiba onde assistir aqui.
Salão de Baile – This is Ballroom
Sinopse: Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens resgata e vivencia a cultura dos bailes. Um retrato dos dramas, das performances de voguing e da arte do shade, 50 anos depois do seu início em Nova York. Direção: Direção: Juru e Vitã.
Saiba onde assistir aqui.
Uma Breve História da Imprensa LGBT+ no Brasil
Sinopse: Traça uma linha do tempo e apresenta os veículos da imprensa brasileira que foram realizados dentro da temática e do universo LGBTQIA+, desde 1963, com o surgimento do fanzine carioca O Snob, até os dias de hoje, com a pluralidade de portais na internet, passando por momentos importantes como o jornal Lampião da Esquina, a Coluna do Meio, o fanzine Chana com Chana, as revistas Sui Generis e OK Magazine, entre muitos outros. Direção: Lufe Steffen
Saiba onde assistir aqui.
Insubmissas
“Insubmissas”
Divulgação
Sinopse: Mulheres autoras entrelaçam suas criações neste longa-metragem em formato de antologia. Os roteiros foram adaptados de contos escritos por brasileiras no final do século XIX e deram origem a quatro curtas filmados por diretoras de grupos sub-representados na indústria cinematográfica do Brasil de 2024. Temas como morte, cura, corpo, casamento e desejo são onipresentes em histórias nas quais mulheres revisitam seu passado em busca de liberdade. Direção: Carol Benjamin, Ana do Carmo, Julia Katharine, Luh Maza e Tais Amordivino.
Saiba onde assistir aqui.
Presença
Sinopse: Três artistas afro-brasileiros, com carreiras reconhecidas internacionalmente, transmutam-se a cada performance. Marcus Vinícius, Rubiane Maia e Castiel Vitorino Brasileiro fazem uma reflexão sobre os limites que apontamos para nossos próprios corpos. Direção: Erly Vieira Jr.
Saiba onde assistir aqui.
Revistas Newsletter
Parque de Diversões
“Parque de Diversões”, de Ricardo Alves Jr
Divulgação
Sinopse: Figuras anônimas percorrem as ruas em busca de encontros, até que uma delas rompe o portão gradeado do parque da cidade e começa a explorar suas vias. Esse território proibido é, então, semeado pelo imperativo do desejo. Direção: Ricardo Alves Jr.
Saiba onde assistir aqui.
A Herança
Sinopse: Ao saber da morte da mãe, Thomas retorna ao Brasil com Beni, seu parceiro, e recebe a notícia de que agora é dono de uma casa de campo que pertenceu a uma avó que ele nunca conheceu. Curiosos para se conectarem à história da família, visitam a casa e Thomas é recebido por duas tias que o tratam como um filho perdido. À medida que Thomas fica cada vez mais encantado com a casa, Beni começa a suspeitar que algo se esconde por trás da fachada de uma vida tranquila no campo. Direção: João Cândido Zacharias.
Saiba onde assistir aqui.
Rodas de Gigante
Sinopse: Desafiando os efeitos da velhice e as doenças da carne, um excêntrico diretor de teatro apresenta uma peça com a sua perspectiva de diálogo com a eternidade. Direção: Catarina Accioly.
Saiba onde assistir aqui.
Quer participar do canal da Vogue Brasil no WhatsApp?
Basta clicar neste link para participar do canal e receber as novidades em primeira mão. Assim que você entrar, o template comum de conversa do WhatsApp aparece na sua tela. A partir daí, é só esperar as notícias chegarem!