Cultura
Viva Maria: projeto faz homenagem à escritora Lélia González
Às vésperas do tão festejado “novembro negro”, um projeto valoriza o legado da escritora e ativista Lélia González.
Depois de passar por Belo Horizonte, Salvador e São Luís, o Projeto Memória – Lélia Gonzalez: Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas, que homenageia seus 90 anos de nascimento e 30 anos de morte, chega finalmente à Brasília nesta terça feira (29), com abertura prevista para logo mais, às 18h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília). O evento terá a participação da ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, da neta de Lélia, Melina Lima além de intelectuais, ativistas e estudiosos.
E em sintonia com essa memória, Viva Maria se vale de uma gravação feita em 2015 em uma “festa monumento” feita pela ONU para homenagear o feminismo negro no palco da história do Brasil que teve a participação de gente como a socióloga e mestre em História Comparada, Elizabeth Viana, que fez questão de gravar um depoimento sobre Lélia González.
A importância de Lélia González para o mundo das letras e da pesquisa sobre a temática de gênero e etnia é gigantesca. Que o diga sua neta Melina Lima, convidada desta edição do Viva Maria. Confira toda a entrevista no player acima.