Política
Eleição 2024: Veja quais são os prefeitos reeleitos e quais foram derrotados
Dos 20 prefeitos que tentaram se reeleger neste ano, até o momento, um perdeu a disputa neste domingo. O primeiro turno das eleições municipais aconteceu neste domingo (6). O 2 turno está previsto para 27 de outubro. Neste domingo, mais de 155 milhões de eleitores estavam aptos a ir às urnas para as eleições municipais de 2024. Veja abaixo a lista dos prefeitos reeleitos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE):
Eduardo Braide (PSD), em São Luís;
Lorenzo Pazolini (Republicanos), em Vitória;
João Campos (PSB), em Recife;
Bruno Reis (União), em Salvador;
Dr Furlan (MDB), em Macapá.
Na eleição de 2020, 13 candidatos disputaram a reeleição e 10 reconquistaram o cargo.
Dos 20 prefeitos que tentaram se reeleger neste ano, até o momento, um perdeu a disputa neste domingo. O candidato Edmilson Rodrigues (PSOL) não foi reeleito, em Belém. Na eleição municipal de 2020, 3 prefeitos foram derrotados.
Até a última atualização desta reportagem, Adriane Lopes (PP), foi para o 2º turno em Campo Grande, que acontecerá em 27 de outubro. Ela disputará o cargo com Rose Modesto (União).
Em 2020, 3 prefeitos foram para a disputa de segundo turno.
Como funciona o segundo turno?
Para se eleger no 1º turno da eleição, o candidato de um município que tenha mais de 200 mil eleitores deve angariar a maioria absoluta dos votos. Isso significa que alguém precisaria obter precisa obter metade mais um dos votos válidos.
Caso isso não ocorra, as duas candidaturas mais votadas no 1º turno seguem para o 2º. O eleitorado, então, deverá voltar às urnas para escolher entre esses dois nomes. Na segunda fase da votação, é considerada eleita a pessoa que obtiver mais votos válidos.
Por ser uma eleição municipal, os eleitores precisarão apenas indicar o número do prefeito quando forem as urnas.
Para os municípios com menos de 200 mil eleitores, basta a maioria simples: quem tiver mais votos válidos se elege, não havendo a possibilidade de 2º turno.