Notícias
Morre Adir do Carmo Leonel em Ribeirão Preto, SP
Referência na pecuária brasileira, ele tinha 85 anos e estava em tratamento contra o câncer. Corpo foi sepultado na tarde desta sexta-feira (4). Adir do Carmo Leonel morreu nesta sexta-feira (4) aos 85 anos em Ribeirão Preto, SP
Acervo EP
Morreu nesta sexta-feira (4) aos 85 anos em Ribeirão Preto (SP) Adir do Carmo Leonel, um dos maiores nomes da pecuária no Brasil. Ele estava em tratamento contra um câncer e deixa esposa, três filhos, cinco netos e dois bisnetos.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A sabedoria de homem do campo e o apreço à ciência genética tornaram-no um dos maiores especialistas em pecuária do país e do mundo. Muito de seu conhecimento sobre o setor pode ser visto em entrevistas.
Em 2010, Adir do Carmo Leonel foi personagem do projeto especial da EPTV, afiliada da TV Globo, sobre a origem do boi. O programa foi até a Índia para descobrir a linhagem ancestral do gado nelore.
Na terra dos marajás, ele realizou um sonho de menino ao voltar à região Nihlambagh, de onde saíram, há 130 anos, os primeiros animais da raça nelore, trazidos da Ásia para o Brasil.
“No meu tempo de colégio, de escola, eu pegava um papel e ficava desenhando uma porção de vaquinha, fazia um curral, então meu sonho era o gado. Eu ouvia a história e sonhava a história. E hoje eu realizei a história, eu vim aqui na Índia”, disse, em entrevista aqui.
Durante décadas, ele também atuou como leiloeiro das ações beneficentes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e de outras instituições de assistência social.
O corpo de Adir do Carmo Leonel foi enterrado nesta sexta-feira no Memorial Parque dos Girassóis.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região