Política
Comentaristas analisam debate de candidatos a prefeito de São Paulo
Debate foi realizado pela TV Globo na noite desta quinta-feira (3). Participaram Datena (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB). Comentaristas do g1 e da GloboNews analisaram o debate com os candidatos a prefeito da cidade de São Paulo, realizado pela TV Globo, na noite desta quinta-feira (3).
Com mediação do jornalista César Tralli, participaram Datena (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).
Veja a íntegra do debate
Assista como foram os embates entre os candidatos
Andréia Sadi
Andréia Sadi analisa debate com candidatos a prefeito de São Paulo
“Quem perdeu o debate foi Ricardo Nunes. Ele era o personagem que teria que ampliar, que ele deveria ser o candidato que tem que estar no segundo turno. Ele não conseguiu. Ele foi o alvo dos principais temas, mas não conseguiu sair por cima em nenhum. Nem nas considerações finais ele conseguiu convencer o eleitor. O Boulos foi para o tudo ou nada. Ele prova que ele está muito afim: provocou, chamou para a briga e mostrou que de fato quer estar no segundo turno.”
Daniela Lima
Daniela Lima analisa debate com candidatos a prefeito de São Paulo
“Acho que teve uma curva de aprendizagem de todos os candidatos de como lidar com as redes para confrontar Marçal, que usa muito bem as redes. Boulos esperou o último debate, que é o de maior importância e de maior audiência, para ter o maior impacto possível. Mostrar o teste foi efetivo e mostrou a curva de aprendizado para mostrar em um palco mais amplo para atingir um nicho de eleitores específicos. Nunes estava apagado, mas ele foi apagado pelos outros. Mas essa estratégia é o que está dando a ele a possibilidade de ir ao segundo turno.”
Julia Duailibi
Julia Duailibi analisa debate com candidatos a prefeito de São Paulo
“O que é direto para o eleitor [para associar Marçal a Doria] é dizer que os ex-secretários estão com ele, que o coordenador era homem forte do Doria. Isso é inteligente da parte do Boulos. Agora, questionar ideia que a campanha de Doria tinha e, de uma maneira um pouco diferente, a campanha de Marçal mimetiza, e que parte do eleitorado paulistano está comprando, é ruim [para Boulos]. Ele fez mais a ligação de que ‘os caras do Doria’, vêm aí, e não questionou que as ideias do Doria estão voltando”.
Natuza Nery
Natuza Nery analisa debate de candidatos a prefeito de São Paulo
“Boulos teve estratégia. Perguntou sobre mulher a Marçal, lembrou a frase do crânio da mulher a Marçal e associa o candidato ao ex-prefeito João Doria. As pesquisas mostram que associação com Doria é negativa a Marçal. E Boulos faz isso porque tinha esses dados.”
Mônica Waldvogel
Mônica Waldvogel analisa debate de São Paulo
“[O Marçal] tentou fazer boa parte do debate se mostrando sóbrio, com propostas e perguntas. Mas não podia ser só isso. Ele tem seu público apra atender. Ele precisou voltar ao seu público mais no final. Quando ele veio agressivo, ele veio ‘Marçal’. Acho que ele ficou esperando o momento. Comparado com os primeiros debates, ele estava bem mais ameno. Ele tentou desenhar um perfil e mostra que tem uma estratégia.”