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Volkswagen Golf volta ao Brasil na versão esportiva GTI com 265 cv

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Volkswagen Golf volta ao Brasil na versão esportiva GTI com 265 cv



Hatch médio volta ao país na oitava geração, com novo visual e motor que o faz acelerar de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. A Volkswagen apresentou nesta quarta-feira (11) a oitava geração do hatch médio Golf, modelo que tinha sido aposentado no Brasil em 2020. A versão confirmada para o mercado brasileiro é a GTI, de valor mais alto, mas que vem com apelo esportivo e motor de 265 cv.
O motor continua sendo o 2.0 turbo movido a gasolina em versão atualizada capaz de entregar 265 cv e 37,7 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com sete velocidades. Segundo informações da Volkswagen, o Golf acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h.
Esta reportagem está em atualização.
Por fora, o que chama a atenção é o logo GTI cravado na lateral e na tampa traseira. O conjunto óptico de faróis e lanternas são totalmente novos e são iluminados por LEDs. A coluna C mais grossa, o que sempre caracterizou o modelo desde seu lançamento em 1974, continua no DNA da oitava geração.
No interior, material nobre no acabamento, costuras vermelhas e até iluminação interna personalizável. A central multimídia é nova e tem 10,4 polegadas quando vem equipada de série — há ainda uma tela opcional de 12,9 polegadas.
A oitava geração do Golf que virá para o Brasil está em linha com o que é vendido no restante do mundo. Muitas vezes, o mercado brasileiro ficou relegado ao segundo plano, principalmente quando se tratava do hatch médio.
Por muitos anos, o consumidor brasileiro viu diversas gerações do Golf serem apresentadas mundo afora, enquanto aqui só recebíamos facelifts e nenhuma atualização mais profunda.
O segmento de hatches médios estava desabastecido desde a confirmação do fim da produção do Chevrolet Cruze Sport6, em dezembro de 2023, na Argentina.
Apesar de não ter tido preço confirmado, por ser importado, é de se esperar que o preço do hatch alemão não gravite na sua antiga faixa, mas que seja equivalente ao de um nicho muito mais exclusivo, como o do Toyota CR Corolla (R$ 416.990 ou R$ R$ 461.990), do Honda Type R (R$ 429.900).
Não que o valor seja acessível, pelo contrário. Mas já é melhor do que competir com o Mercedes-AMG Classe A, que custa R$ 600.900,00.
Novo Nivus 2025
O SUV cupê da Volkswagen também recebeu uma leve reestilização e foi apresentado junto com o hatch esportivo. A configuração 2025 recebeu novos faróis, para-choques e lanternas. O utilitário esportivo é atualmente é o décimo primeiro carro mais vendido do Brasil, com um total de 35.893 unidades emplacadas de janeiro a agosto deste ano.
O sucesso é representativo, tanto que em sua categoria, ele só perde para VW T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Nissan Kicks, se segurando na quinta posição à frente de Jeep Renegade e seu concorrente direto, o Fiat Fastback.
Agora, além da diferença nas versões, o Nivus passa a oferecer duas opções de motor. Anteriormente, todos vinham equipados com o 1.0 turbo 200 TSI, que tem 128 cv e 20,4 kgfm de torque. Agora, somente as versões intermediária (Comfortline) e topo de linha (Highline) é que são equipadas com esse propulsor.
A versão Sense (de entrada) deixa de usar o 200 TSI e adota, a partir do Nivus 2025, o 170 TSI, que equipa o VW Polo, por exemplo. Com esse motor, o Nivus passa a ter uma versão menos potente que as demais, com 116 cv e 16,8 kgfm de torque.
Confira abaixo as mudanças de preços:
Sense 2024: R$ 119.990
Sense 2025: R$
Comfortline 2024: R$ 136.990
Comfortline 2025: R$
Highline 2024: R$ 153.990
Highline 2025: R$


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