Internacional
Missa do Papa Francisco em Timor Leste reúne quase metade da população do país
Cerca de 600 mil pessoas compareceram a um parque nos arredores da capital do país do Sudeste Asiático. Papa Francisco consola fiel durante missa em Timor Leste, em 10 de setembro de 2024
Gregorio Borgia/AP Photo
Cerca de 600 mil pessoas lotaram um parque à beira-mar nesta terça-feira (10) para a missa final do Papa Francisco em Timor Leste, realizada no mesmo local onde João Paulo II rezou durante a luta do país pela independência da Indonésia.
Esse número corresponde a quase metade da população do país.
Embora outras missas papais tenham atraído milhões de pessoas em países mais populosos e houvesse certamente pessoas de outras nacionalidades presentes na missa, acredita-se que a multidão no pequeno Timor Leste representava a maior participação num evento papal de sempre, em termos da proporção da população.
O parque Tasitolu era um mar de guarda-chuvas amarelos e brancos – as cores da bandeira da Santa Sé – enquanto os timorenses se protegiam do sol da tarde, aguardando a chegada de Francisco para o serviço religioso. Eles recebiam borrifadas ocasionais de água por caminhões-pipa que percorriam o campo com mangueiras.
Tasitolu era um local onde as tropas indonésias jogavam os corpos dos mortos durante o governo de 24 anos em Timor Leste. Agora é o lugar conhecido como o “Parque da Paz” e apresenta uma grande estátua de João Paulo II para comemorar a sua visita em 1989, quando o papa polonês denunciou a Indonésia pelos abusos dos direitos humanos e encorajou os fiéis timorenses, esmagadoramente católicos, a lutar pela independência.