Notícias
População da região de Campinas cresce 3,9% e chega a 3,4 milhões, diz IBGE
A maior alta foi em Indaiatuba (SP) e nenhum município registrou retração. Estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (29). Vista aérea de Campinas
Reprodução/EPTV
A população da região de Campinas (SP) é estimada em 3.491.150, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O número inclui as 31 cidades da área de cobertura e a projeção representa um índice 3,9% maior do que mostrou a última atualização do Censo de 2022 (veja abaixo por cidade).
📱 Receba as notícias do g1 Campinas no WhatsApp
Em Campinas (SP), maior cidade da região, o número de moradores cresceu 4,1% e chegou a 1.185.977. No entanto, a maior alta foi em Indaiatuba (SP), com 4,7%.
Já as cidades Águas de Lindóia (SP) e Santo Antônio do Jardim (SP) têm a menor diferença, em 1,8%. Nenhuma teve retração no indicador.
A estimativa, que revela o total de habitantes em estados e municípios, considera a contagem de pessoas até o dia 1º de julho de 2024. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União.
Encolhimento da população
Na semana passada, o IBGE informou que projeções apontam que a população brasileira vai começar a encolher em 2042.
Segundo os números, sairemos dos atuais 203 milhões para 220 milhões em 2041. Porém, a partir do ano seguinte, começaremos a encolher até chegar a 199,2 milhões em 2070.
O recuo no número da população tem relação direta com a redução da taxa de fecundidade.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.