Moda
Dia Nacional da Visibilidade Lésbica: 11 filmes sobre amor entre mulheres
De “Flores Raras”, com Glória Pires, a “Alguém Avisa?”, protagonizado por Kristen Stewart, Vogue Brasil selecionou longas-metragens que são retratos autênticos dessas histórias Em um mundo onde histórias de amor entre mulheres são pouco representadas, o cinema serve como um meio poderoso para explorar e enaltecer esses relacionamentos. Por isso, nesta quinta-feira (29.08), quando é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, selecionamos filmes que marcam retratos profundos e autênticos dessas jornadas. É o caso de Flores Raras (2013), que narra o romance da vida real entre a poetisa brasileira Elizabeth Bishop (Miranda Otto) e a arquiteta paisagista Lota de Macedo Soares (Glória Pires), em um cenário de desafios artísticos e pessoais.
Enquanto isso, Alguém Avisa? (2020), com Kristen Stewart, traz um take contemporâneo da jornada de uma mulher para abraçar sua identidade afetiva em meio às expectativas da sociedade — e de uma família conservadora. Já Pariah (2011) apresenta uma narrativa envolvente de uma jovem afro-americana lutando com a dinâmica familiar, em meio às lutas e triunfos da autodescoberta. Elisa y Marcela (2019) conta o amor histórico de Elisa Sánchez Loriga e Marcela Gracia Ibeas, que desafiaram as normas sociais no início do século XX na Espanha para ficarem juntas. Confira a lista de 11 longas-metragens abaixo:
Saiba mais:
Imagine Eu e Você (2005)
No dia do seu casamento, Rachel (Pipe Perabo) conhece a florista Luce (Lena Headey) e sente uma forte atração por ela. Ao se reencontrarem, a amizade entre as duas cresce tanto quanto as dúvidas de Rachel em relação ao marido. Ao saber que Luce é gay, sua vida vira do avesso.
Alguém Avisa? (2020)
As namoradas Harper (Mackenzie Daves) e Abby (Kristen Stewart) visitam a família de Harper para o jantar anual de Natal. No entanto, logo após chegar, Abby percebe que a moça tem mantido seu relacionamento em segredo de seus pais conservadores.
Desobediência (2017)
Ronit (Rachel Weisz) precisa voltar para sua cidade natal após a morte de seu pai, um rabino. Uma vez de volta, ela recorda a paixão proibida pela melhor amiga de infância, atualmente casada com seu primo, e as duas exploram os limites da fé e sexualidade.
Carol (2015)
Therese Belivet (Cate Blanchett) tem um emprego entediante em uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece Carol, uma elegante e misteriosa cliente. Rapidamente, as duas desenvolvem um vínculo amoroso que terá consequências sérias.
Lovesong (2016)
As melhores amigas Sarah (Riley Keough) e Mindy (Jenna Malone) compartilham um momento inesperado durante uma viagem. Anos depois, as duas lutam para se reconectar antes de um casamento.
Pariah (2011)
O filme conta o drama da adolescente Alike (Adepero Oduye). Enquanto amadurece, ela tem que decidir se deve expressar sua sexualidade abertamente ou viver de acordo com os planos que seus pais têm para ela.
Monster – Desejo Assassino (2003)
A infância de Aileen Wuornos (Charlize Theron) foi marcada por abuso sexual e uso de drogas. Na adolescência, ela passou a se prostituir para sobreviver. Ao se mudar para a Flórida, ela conhece Selby Wall (Christina Ricci), com quem vive um romance intenso. Certa noite, Aileen foi agredida por um cliente e acabou matando o indivíduo. Este crime deu início a uma série de mortes, fazendo com que ela ficasse conhecida como a primeira assassina em série dos Estados Unidos.
Flores Raras (2013)
Elizabeth Bishop (Miranda Otto) é uma poetisa insegura e tímida, que apenas se sente à vontade ao narrar seus versos para o amigo Robert Lowell (Treat Williams). Em busca de algo que a motive, ela resolve partir para o Rio de Janeiro e passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, Mary, que vive com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soare (Glória Pires). A princípio Elizabeth e Lota não se dão bem, mas logo se apaixonam uma pela outra.
Elisa Y Marcela (2019)
Neste filme que se passa em 1901, Elisa Sanchez Loriga (Natalia de Molina) assumiu a identidade de Mario Sanchez, seu primo recém-falecido, para se casar, em uma cerimônia católica, com Marcela Gracia Ibeas (Greta Fernández), com quem vivia um relacionamento amoroso – e estritamente proibido e até criminoso para a época.
O Perfume da Memória (2016)
A trama é baseada na música homônima de Oswaldo Montenegro e fala da história de amor entre Ana (Kamila Pistori) e Laura (Amandha Monteiro) duas mulheres com várias afinidades, mas que lidam com divergências irreconciliáveis. Ana tem um misterioso segredo que pode gerar um conflito entre a razão e o desejo, afastar ou aproximar as duas.
Retrato de uma Jovem em Chamas (2019)
O drama histórico narra o romance entre a jovem aristocrata Héloïse (Adèle Haenel) e a pintora comissionada Marianne (Noémie Merlant) para fazer seu retrato em uma ilha isolada na França de 1770. Bucólico, sensível e dirigido pela francesa Céline Sciamma, o filme levou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes e foi indicado a 2 prêmios Oscar.
Quer participar do canal da Vogue Brasil no WhatsApp?
Basta clicar neste link para participar do canal e receber as novidades em primeira mão. Assim que você entrar, o template comum de conversa do WhatsApp aparece na sua tela. A partir daí, é só esperar as notícias chegarem!