Moda
Relembre looks e belezas memoráveis do clássico ‘Beetlejuice’ | Moda
“Beetlejuice, Beetlejuice!”, um dos maiores clássicos de Tim Burton, está de volta. O filme, lançado em 1988, conta a história de Barbara e Adam, um casal que morre em um acidente, e se tornam espíritos de sua antiga casa. Beetlejuice, um espírito caótico, é contratado para expulsar os fantasmagóricos ex-moradores, mas é atrapalhado pela nova moradora, Lydia Deetz, que consegue ver os fantasmas.
A sequência do longa, que dos protagonistas Beetlejuice e Lydia, interpretados por Michael Kaeton e Winona Ryder – que retornam para o novo longa, com Catherine O’Hara e Jenna Ortega, estreia nesta quarta-feira (28) no Festival de Cinema de Veneza, e no próximo dia 5, nos cinemas brasileiros. Enquanto a nova produção não chega nas telas, relembramos abaixo momentos icônicos da moda e da beleza do clássico cult dos cinemas.
Um dos figurinos mais memoráveis de “Beetlejuice” é o vestido de casamento de Lydia. Vermelho, e pra lá de gótico, a figurinista do longa, Aggie Guerard Rodgers, que também assinou os figurinos de outros filmes de terror, como “As Bruxa de Eastwick” e “Benny & Joon”, falou sobre a escolha do look icônico.
O vestido foi feito para manifestar a rebeldia de Lydia em relação a sua madrasta. Por isso mesmo, Aggie transformou o modelo de vestido da personagem Geena, em uma versão vermelha para Lydia. “É assim que aquele vestido ridículo surgiu. Naquela época, era como um vestido de quinze anos”, relembra, revelando que sua intenção com os figurinos era sim ser “polêmica e estúpida”. Na estreia do longa no Festival de Cinema de Veneza, Jenna Ortega, que interpreta a filha de Lydia na sequência do clássico, homenageou o vestido em uma versão contemporânea assinada pela Dior.
Na cena final do filme, outro momento memorável do longa, Winona decidiu usar seu uniforme escolar com uma anágua por baixo sozinha. “Foi ideia dela. Acho que ela provavelmente até trouxe isso ela mesma”, Aggie relembra. Na época, Winona tinha apenas 16 anos, e seus pais tinham que estar presentes nas gravações do filme.
O look foi mais um reproduzido por Jenna Ortega, com peças assinadas por Thom Browne, e até uma reprodução perfeita do livro-bolsa carregado por Lydia no filme.
O terno de Beetlejuice também é facilmente reconhecido (e reproduzido em festas de Halloween até hoje!), com suas listras brancas e pretas, e diversos relógios de pulso que carregava, o traje reforçou o status icônico do personagem que despontou a carreira do ganhador do Oscar, Michael Keaton.
Pensando no universo da beleza, a franja desfiada com ares góticos que caracterizou o visual de Winona Ryder na primeira versão do filme é outro visual icônico.
Boa notícia para os fãs do look, pois o detalhe também está de volta na nova produção, e com Winona novamente no papel.
Além do vestido de noiva vermelho usado por Lydia que marcou a primeira versão do filme, a maquiagem vermelha que compunha a produção da personagem virou ícone para além das festas de Halloween.
Com o mood gótico tomando conta das tendências de maquiagem nas temporadas recentes, o visual das personagens na nova versão do filme pode ser uma boa inspiração.