Política
Dino dá prazo de 15 dias para governo reforçar combate a incêndios no Pantanal e na Amazônia
Pela decisão, ministérios da Defesa, da Justiça e do Meio Ambiente devem mobilizar efetivo da Forças Armadas, PF, PRF e Força Nacional para atuar na prevenção e repressão de queimadas. Fogo contra fogo: técnica usada para impedir incêndio no Pantanal.
Araquém Alcântara
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu um prazo de 15 dias para que os ministérios da Defesa, da Justiça e do Meio Ambiente mobilizem efetivo “cabível” para atuar no combate a incêndios no Pantanal e na Amazônia.
Pela decisão, as pastas devem, em no máximo 15 dias, reunir agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional e da Fiscalização Ambiental para atuarem de forma preventiva e repressiva contra as queimadas nas duas regiões.
Além disso, equipamentos e materiais necessários para essa atuação devem ser deslocados para os locais dos incêndios, requisitados administrativamente ou contratados emergencialmente.
A decisão diz ainda que as pastas devem propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se necessário, a abertura de créditos extraordinários para custear ações emergenciais.