Música
Simone grava bolero de João Donato, com arranjo de Marcos Valle, para tributo feminino ao compositor de ‘A rã’
Mart’nália, Luedji Luna, Teresa Cristina, Mônica Salmaso, Tulipa Ruiz, Joyce Moreno, Wanda Sá e Zélia Duncan também estão no disco que sai em outubro. Simone em momento afetuoso com Marcos Valle no estúdio da gravadora Biscoito Fino na gravação do bolero ‘Não sei como foi’ para o disco ‘Elas cantam Donato’
Patrícia Alvi / Divulgação
♪ Se não tivesse saído de cena há um ano, João Donato (17 de agosto de 1934 – 17 de julho de 2023) festejaria 90 anos daqui a uma semana. Por ora, a festa acontece no estúdio da gravadora Biscoito Fino, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) com a gravação de disco em homenagem ao compositor, pianista e arranjador acreano.
Compositor cujo cancioneiro está associado a cantoras como Angela Ro Ro, Gal Costa (1945 – 2022), Joyce Moreno, Nara Leão (1942 – 1989), Tulipa Ruiz e Zizi Possi, Donato ganha tributo fonográfico feminino, idealizado pela empresária e produtora Regina Oreiro.
Previsto para outubro, o álbum Elas cantam Donato tem elenco formado pelas cantoras Joyce Moreno, Luedji Luna, Mart’nália, Mônica Salmaso, Simone, Teresa Cristina, Tulipa Ruiz, Wanda Sá e Zélia Duncan.
Os arranjos são assinados por Itamar Assiere, Lula Galvão e Marcos Valle. Foi com arranjo de Valle, por exemplo, que Simone pôs voz no bolero Não sei como foi (2002), parceria de Donato com o irmão Lysias Ênio apresentada por Donato há 22 anos em gravação feita com a participação de João Bosco para o álbum Managarroba (2002).
Luedji Luna ficou com Bananeira (1975), um dos sucessos da parceria do compositor com Gilberto Gil. Já Mart’nália foi convidada a cair no suingue de Sambou, sambou (1964), parceria de Donato com João Mello lançada há 60 anos. Tulipa Ruiz – cantora que fez show e disco com Donato – é a intérprete de Naturalmente (1975), parceria do compositor com Caetano Veloso.
A direção artística do tributo Elas cantam Donato é assinada por Regina Oreiro com a jornalista Ivone Belém viúva do compositor.
Capa do álbum ‘Donatural’, de João Donato
Divulgação
♪ Ainda dentro das comemorações dos 90 anos de João Donato, a gravadora Biscoito Fino apresenta em 16 de agosto – véspera do aniversário do artista – a edição digital do álbum ao vivo Donatural.
Gravado em 2005 em show festivo no Espaço Cultural Sérgio Porto, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o disco foi lançado originalmente em 2009 pela mesma Biscoito Fino nos formatos de CD e DVD.
O álbum Donatural tem participações de Angela Ro Ro, Gilberto Gil, Emilio Santiago (1946 – 2013), Joyce Moreno e Leila Pinheiro, entre outros nomes.