Política
Tremor e barulho de explosão assustam moradores em Campos do Jordão; entenda
Apesar dos relatos, não houve registro oficial de tremor na cidade. A Defesa Civil alega que o voo rasante de um avião pode ter provocado o ruído forte e causado um leve tremor em Campos do Jordão. Imagem de arquivo – Entrada de Campos do Jordão.
TV Vanguarda
Moradores de Campos do Jordão, cidade mais alta do país que fica localizada na Serra da Mantiqueira, relataram ficarem assustados após sentirem um tremor no solo e um barulho alto semelhante ao de uma explosão, na tarde desta quarta-feira (31).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo chegou a registrar um tremor de magnitude 2,2 na escala Richter em Campos do Jordão e também recebeu relatos de objetos se movendo por conta do sismo, mas, depois, a informação foi revista pelos pesquisadores, que afirmaram que não houve tremor no solo.
“A gente fez isso com base em duas estações sismográficas que estão em Minas Gerais, mas a gente recebeu dados de uma estação mais próxima, que está em Paraibuna, e essa estação já tem uma assinatura diferente das demais, então como ela está mais perto, ela é bem mais confiável, as ondas são mais claras e já não é um registro parecido com o sismo natural”, afirmou o pesquisador Bruno Collaço, sismólogo do centro de sismologia da USP.
Após os relatos dos moradores, a Defesa Civil de Campos do Jordão informou que um avião fez um voo rasante pela cidade, o que pode ter causado o forte ruído e um leve tremor de solo.
O barulho deixou muitos moradores intrigados e foi ouvido de vários pontos de Campos do Jordão.
“No começo parecia um trovão, até achei que ia chover, e depois foi barulho de jatinho passando, mas foi muito forte. Inclusive, todo mundo colocou nos grupos, pra ver se alguém sabia o que era, mas ninguém soube explicar, até agora é um mistério”, relatou a técnica de enfermagem Silvana Regina dos Santos.
“A gente sentiu uma vibração muito forte no prédio, a maioria das pessoas ficou assustada, achando que poderia ser uma explosão, depois a gente ouviu um barulho de um jato e minutos depois teve retorno dele, o som foi muito mais alto, mas não chegou o impacto no prédio”, afirmou Arthur Félix, funcionário público que estava trabalhando quando sentiu o tremor.
Por meio de nota, a Força Aérea Brasileira não soube informar se houve atividade de voo de algum caça da FAB na região nesta quarta-feira (31).
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina