INTERNACIONAL
Por telefone, Lula convida primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, para cúpula que quer discutir avanço da extrema-direita
Telefonema no início da manhã não foi incluído na agenda de Lula. Na pauta, estavam questões trabalhistas e da relação entre os dois países; Starmer tomou posse no último dia 5. Keir Starmer, novo premiê, discursa no Reino Unido
Phil Noble/Reuters
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na manhã desta quarta-feira (31), com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer.
A ligação, fora da agenda oficial de Lula, é o primeiro contato direto do presidente com Starmer após a vitória esmagadora do Partido Trabalhista nas eleições gerais do Reino Unido, após 14 anos, e a posse do novo primeiro-ministro.
O Palácio do Planalto ainda não divulgou detalhes do telefonema.
A TV Globo apurou que, entre os temas, o brasileiro convidou Starmer para a “Cúpula da Democracia” – reunião que Lula e Pedro Sánchez (primeiro-ministro da Espanha) tentam organizar às margens da Assembleia-Geral da ONU em Nova York, em setembro, para debater o avanço da extrema-direita.
Na pauta do governo brasileiro, estava previsto que Lula voltasse a felicitar Keir Starmer pela vitória, desejasse sorte no mandato e conversasse sobre a agenda bilateral dos países.
Havia expectativa, também, de que Lula convidasse diretamente Starmer a participar da reunião de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, em novembro.
Além, é claro, da pauta trabalhista – que reúne os partidos de Lula e de Starmer nos dois países.
Reino Unido tem novo primeiro-ministro, o trabalhista Keir Starmer
Liderança trabalhista
Keir Starmer é líder do Partido Trabalhista, que dobrou de tamanho e conquistou 412 das 650 vagas no Parlamento britânico. A chegada do político à chefia do governo britânico encerra a era de cinco mandatos conservadores.
Em discurso após a vitória, Starmer disse que o mandato exigirá “grande responsabilidade” e prometeu trabalhar imediatamente para melhorar o país.