Política
‘Nada que a engenharia de tráfego e estudos adequados não possam solucionar’, diz Paes sobre trânsito perto do futuro estádio do Flamengo
Flamengo arrematou nesta quarta em leilão da prefeitura terreno onde pretende erguer estádio. Na entrevista coletiva após o leilão, Paes foi questionado sobre o trânsito da região e ressaltou a oferta de transporte público. Eduardo Paes fala do trânsito no entorno do futuro estádio do Flamengo
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, falou nesta quarta-feira (31) que acredita que a questão do trânsito no entorno de um possível estádio do Flamengo na Zona Portuária pode ser solucionado com engenharia de tráfego e estudos adequados.
O clube da Gávea arrematou mais cedo um terreno na região do Gasômetro por R$ 138,2 milhões, que foi desapropriado pela prefeitura.
Na entrevista coletiva após o leilão, Paes foi questionado sobre o trânsito da região e ressaltou a oferta de transporte público.
“Ali você tem uma fartura de modais de transportes, você tem a Rodoviária Novo Rio; o Aeroporto Santos Dumont – porque chega de VLT ali; você tem o BRT, vindo desde Deodoro conectando com aquela região; linhas de ônibus chegando; muito perto, a 700 metros, você tem estações de trem e estações de metrô. A grande vantagem daquele terreno é justamente essa, a abundante oferta de transporte público de qualidade”, disse o prefeito.
“Óbvio que você tem uma parcela de pessoa que vai vir de carro, mas estimulamos transporte público. O que colocamos no edital para os que viessem se apresentar hoje e se apresentou o Clube de Regatas do Flamengo: que os acessos tem que se dar pelas vias abundantemente largas que existem em São Cristóvão. Então, nada que engenharia de tráfego e estudos adequados não possam solucionar. Uma das qualidades do terreno é ter transporte público abundante e de massa para quae a torcida do flamengo possa chegar no seu futuro estadio”, acrescentou.
O leilão chegou a ser suspenso nesta terça (30), mas teve a liminar derrubada e a autorização para ser feito concecida após um pedido da Procuradoria Geral do Rio.
Onde fica o terreno
O terreno do Gasômetro tem 88,3 mil metros quadrados e fica na Rua São Cristóvão, na Zona Norte. Um dos principais atrativos é a localização de fácil acesso: o novo estádio ficaria a menos de 3 quilômetros de distância da Central do Brasil e do estádio do Maracanã.
Local onde Flamengo quer estádio fica perto do Maracanã
Arte/g1
Além disso, a distância é de 750 metros da Rodoviária do Rio e um ponto agora facilmente acessado com transportes que fazem integração no Terminal Gentileza, que foi construído em uma parte do Terreno do Gasômetro.
Saindo da Central do Brasil para lá de transporte público é possível chegar em 20 minutos desembarcando no Terminal Gentileza. Também é possível desembarcar na estação de trem de São Cristóvão e seguir para o local a pé ou em outro transporte.