Política
Entenda detalhes de como vai ser desassoreamento do Rio Piracicaba; obras começam em ponto do Ribeirão do Enxofre
Primeira etapa dos serviços que vão ser executados deste ponto até a Ponte do Mirante, onde o córrego Itapeva deságua. Obras incluem limpeza, desobstrução e correção de saída de córregos. Prefeitura de Piracicaba detalha desassoreamento de rio após mortandade de peixes
As obras de desassoreamento do Rio Piracicaba foram iniciadas em trecho próximo ao Ribeirão do Enxofre, na Avenida Jaime Pereira, de acordo com informações da prefeitura nesta terça-feira (30). Os trabalhos começaram com entrada de máquina no leito do rio, para retirada de material e limpeza. -👇Entenda mais sobre o procedimento, abaixo.
O valor da obra é de R$ 14.948.574,70 custeados via Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). A licitação do serviço de desassoreamento foi aberta em novembro de 2023.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
“Esta é a primeira etapa dos serviços que vão ser executados deste ponto até a Ponte do Mirante, onde o córrego Itapeva deságua. As obras de desassoreamento ainda incluem limpeza, desobstrução e correção de saída de córregos”, especificou a administração municipal.
LEIA MAIS 📝
Entenda por que é importante desassorear rios e córregos: ‘previne enchentes e preserva vida aquática’, diz especialista
No local onde acontece o deságue do ribeirão do Enxofre também foi construído sistema de contenção por gabiões (estrutura drenante e de grande durabilidade e resistência), para evitar a formação de processos erosivos.
Escavadeira atua no ponto próximo ao desemboque do ribeirão do Enxofre na Avenida Jaime Pereira em Piracicaba.
CCS/Prefeitura de Piracicaba
O que prevê o projeto
Remoção, movimentação, carga e descarga e transporte de sedimentos;
Desobstrução, proteção e direcionamento das descargas do córrego Itapeva e do ribeirão do Enxofre no rio Piracicaba;
Desobstrução e remoção das ilhas criadas por sedimentos e detritos carregados dentro do rio Piracicaba, incluindo a remoção de entulho de obras abaixo das pontes localizadas desde a 50m à jusante (sentido da correnteza, da nascente para a foz) da descarga do córrego Enxofre no rio Piracicaba;
Remoção da vegetação dentro das ilhas criadas pelo acúmulo de sedimentos e detritos e nas margens do rio;
Relocação de pedras no leito do rio Piracicaba em pontos previamente definidos, impedindo a nova formação de acúmulo de material.
Além dos serviços de desassoreamento, algumas leucenas foram removidas das margens. Segundo a prefeitura, a leucena é um tipo de arbusto exótico, considerado uma praga pelo seu alto potencial de reprodução e crescimento rápido, que inibe o desenvolvimento das nativas do Brasil, causando um impacto negativo à biodiversidade.
O projeto do desassoreamento ainda prevê plano de manejo arbóreo, com o plantio de espécies nativas no lugar das leucenas. Entre as espécies, serão plantadas guapuruvu, farinha-seca, pau-formiga, tamboril e ingá, espécies que criam condições de reprodução e fornecem alimento à fauna.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba