Connect with us

Política

29ª Festa do Peão de Boiadeiro de Piracicaba acontece em agosto

Published

on

29ª Festa do Peão de Boiadeiro de Piracicaba acontece em agosto

Evento une segurança, conforto, grandes shows e o melhor da montaria em touros e cavalos
Crédito: Divulgação
A PUC-Campinas, por meio do Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI), criou uma Biblioteca Temática voltada para o Centro de Estudos Africanos e Afro-brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro. Ao todo, o acervo conta hoje com 321 títulos de livros físicos, 249 e-books e 38 materiais referentes a pesquisas, como Teses, Dissertações e TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) de estudantes.
“Após a criação do Centro de Estudos, foi pensado em uma curadoria de materiais específicos que contemplasse uma seleção de trabalhos acadêmicos já estudados na Universidade sobre o tema e também dentro do que nós já temos na biblioteca. Nós fizemos isso juntamente com uma colheita de trabalhos de e-books de acesso aberto sobre esse tema”, explica Sérgio Eduardo Silva de Caldas, coordenador do SBI.
O resultado de toda essa pesquisa passou pela validação da responsável pelo Centro de Estudos, a Profa. Dra. Waleska Miguel Batista, e, então, foi iniciado o processo de construção da Biblioteca Temática.
Segundo Sérgio, hoje já é possível ter uma maior facilidade para encontrar os materiais, graças a essa medida.
“Hoje nós proporcionamos ao usuário a possibilidade de ele olhar especificamente esse material sem precisar ver o todo da biblioteca. Esse material fica segmentado dentro do nosso catálogo, tanto no repositório institucional como no catálogo da biblioteca”, completa.
Para a professora Waleska, a criação dessa biblioteca segmentada ajuda no processo de pesquisa e de subsídios para a construção de novos conhecimentos.
“A biblioteca com o repositório sobre a temática racial é muito importante para destacar as pesquisas existentes sobre o tema e também dar subsídios para pessoas que se interessam em estudar as complexidades de raça e racismo nas diversas áreas de conhecimento. Ter um acervo desses é uma conquista do Centro de Estudos Africanos e Afro-brasileiros”, afirma.
Para acessar o acervo da Biblioteca Temática, clique aqui.

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade