Connect with us

Política

Operação da PF contra tentativa de golpe nasceu do inquérito das milícias digitais

Published

on

Operação da PF contra tentativa de golpe nasceu do inquérito das milícias digitais




Investigação fez o cruzamento de vários inquéritos que tramitam no STF. Polícia Federal faz operação nesta quinta-feira.
Polícia Federal/Divulgação
A espinha dorsal da operação da Polícia Federal deflagrada nesta quinta-feira (8) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ex-ministros e ex-assessores dele investigados por tentar dar um golpe foi o inquérito das milícias digitais.
Segundo a Polícia Federal, a operação de hoje é resultado do cruzamento de vários inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal.
A investigação aponta que a denominada milícia digital reverberou e amplificou por multicanais a ideia de que as eleições presidenciais foram fraudadas, estimulando seus seguidores a “resistirem” na frente de quartéis e instalações das Forças Armadas, no intuito de criar o ambiente propício para uma intervenção federal comandada pelas forças militares. E sob o pretexto de aturarem como uma espécie de “poder moderador”.
O grupo investigado utilizava o modus operandi desenvolvido pelo denominado “gabinete do ódio” para propagar a ideia de vulnerabilidade e fraude no sistema eletrônico de votação do país.
Ainda de acordo com as investigações que fundamentaram a operação policial desta quinta, os suspeitos se articularam para construir e propagar a narrativa de fraude nas eleições de 2022, tendo como fundamento a disseminação falaciosa de “vulnerabilidades” do sistema eletrônico de votação.
Discurso reiterado pelos investigados desde 2018 e que persistiu mesmo após o resultado do segundo turno do pleito de 2022, de acordo com a PF.
Saiba quem são os alvos da operação sobre tentativa de golpe em 2022
LEIA TAMBÉM:
Minuta golpista previa prisão de Gilmar, Pacheco e Moraes e novas eleições; Bolsonaro pediu alterações no texto
CAMILA: Valdemar Costa Neto é detido em flagrante, durante buscas, por posse irregular de arma de fogo
‘Não vai ter revisão do VAR. Se tiver que virar a mesa, é antes das eleições’, disse Heleno a Bolsonaro em reunião obtida pela PF

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *